No início da tarde deste domingo (24) chegaram as 65,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca a Goiás. O imunizante está no almoxarifado da Secretaria de Estado de Saúde, em Goiânia, e após conferência será encaminhado para os municípios.O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, acompanharam a chegada do imunizante.
Em entrevista para explicar como serão distribuídas as doses que chegaram ao Estado, o governador disse que todas serão direcionadas para os trabalhadores da saúde, tanto em unidades públicas e privadas. Na próxima quarta-feira (27) mais 30 mil doses da vacina Coronavac deverão ser enviadas para Goiás.
Ronaldo Caiado explicou que 140 mil doses estavam previstas para Goiás, mas o Ministério da Saúde determinou que somente viessem esse montante para atender todo o grupo da saúde, desde médicos a pessoal de limpeza.
Nesta etapa estão inclusos por ordem prioritária, o pessoal do Hospital de Campanha, hospitais filantrópicos, particulares, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades básicas, consultórios e laboratórios, conforme especificou Caiado.
O governador lembrou que as vacinas da Oxford/AstraZeneca serão utilizadas na totalidade porque a segunda dose será aplicada somente daqui a três meses. Ronaldo Caiado disse que recebeu garantia da Fiocruz, que vai fabricar o imunizante no Brasil, de que nesse período insumos serão adquiridos na China e haverá tempo suficiente para a fabricação de novas doses.
Fura-fila
Sobre os vários casos de pessoas que têm furado a fila para receber a vacina contra Covid19, Ronaldo Caiado disse que vê essa situação “com muita tristeza e agindo. É inaceitável e inadmissível”.
Os episódios já levaram o governador a se reunir com o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, para que o Ministério Público fique atento e lembrou que pessoas já foram afastadas e processos abertos.
“Quando mais a imprensa estiver presente e nos esclarecer dos fatos, mas poderemos agir.” Ronaldo Caiado garantiu que, nessa etapa, a vigilância será ainda maior.
Durante a entrevista Ronaldo Caiado manifestou preocupação com as taxas de transmissibilidade do coronavírus em Goiás e anunciou que esta semana pretende se reunir com os prefeitos para tratar do assunto. Ele descartou a possibilidade de um novo lockdown de imediato, mas disse que não se omitirá caso a situação fique insustentável.
“Em primeiro lugar nosso papel é salvar vidas.” Conforme o governador hoje os leitos de UTI apresentam uma taxa de ocupação de 73,05% e de enfermaria, de 53%. “Sentimos o aumento de internações nos últimos dias. A letalidade oscila de 2.1% a 2.2%, o que está nos preocupando. Estamos no limite. A população precisa se conscientizar de que cada um precisa dar a sua parcela de contribuição.”
As mais de 65 mil doses de vacinas que chegaram a Goiás neste final de semana deverão chegar a todos os municípios ainda neste domingo. Serão levadas de avião somente aquelas destinadas à regional Nordeste 1 de saúde, que engloba municípios como Posse e Campos Belos. Para os demais destinos serão transportadas de caminhão.