Geral

Edital oferece mudas nativas e qualificação de produtores rurais para reflorestamento em Goiás

Divulgação
Programa pretende fornecer mudas, especialmente de espécies de mata nativa, além de apoiar os produtores interessados no reflorestamento

Produtores rurais goianos interessados em realizar o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), ou áreas não protegidas que estejam degradadas em suas propriedades poderão participar do Programa Reflora. Isso porque nesta segunda-feira (17), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) lançou o novo edital do respectivo programa, que inclui tanto pequenos e médios quanto grandes produtores.

Em sua segunda edição, o edital abrange mais de 30 municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Com a ampliação, o Programa Reflora contempla os municípios goianos de Barro Alto, Caçu, Itarumã e Niquelândia. 

Segundo o Gerente Geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria, o Projeto está comprometido com o incentivo e a promoção da sustentabilidade e da recuperação ambiental. “Queremos ampliar a capilaridade do projeto, contribuindo para a captura de carbono e para a biodiversidade dos biomas Cerrado e Mata Atlântica”, destacou.

Para isso, o Reflora pretende fornecer mudas, especialmente de espécies de mata nativa, além de apoiar os produtores interessados no reflorestamento com metodologias e estratégias para que toda plantação seja bem sucedida em todas as etapas. “O projeto visa incentivar a sustentabilidade, o cuidado com  meio ambiente e com as pessoas com as quais nós nos relacionamos”, pontuou Faria. 

Seleção 

Os inscritos passam por uma seleção prévia para checagem dos pré-requisitos do programa. Todo o fornecimento e plantio de mudas é gratuito e o produtor contará com consultorias da CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim. A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA leva em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros.

Os benefícios para o produtor rural incluem: regulação do clima, contenção de taludes e encostas, aumento de fluxo de nascentes e preservação de mananciais, aumento e conservação da biodiversidade, equilíbrio do regime de chuvas, regulação da qualidade do ar, formação e melhora da estrutura do solo e controle de erosões e sequestro de carbono.

Serviço
Edital Programa Reflora CBA
Inscrições: www.refloracba.com.br
Período: A partir de 17 de outubro
Contato: (11) 97099-0274
refloracba@institutovotorantim.org.br

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI