A garotada está de volta às aulas e esse é um momento marcante para a vida dos alunos, sejam eles veteranos ou iniciantes. Para as crianças que encaram o momento mágico da vida escolar pela primeira vez os pais e as escolas têm papel fundamental para ajudar na adaptação dos pequenos.
“Para os novos alunos da educação infantil a escola é, inicialmente, um espaço novo e desconhecido, com um professor que não faz parte do seu círculo de relacionamento”, explica Lady Christina Sabadell, diretora geral da Escola Bilíngue Pueri Domus. “Ir para a escola significa separar-se de pessoas conhecidas e de ambientes seguros. Isso gera insegurança natural, intensificando a dependência dos pais. A criança precisa de um tempo para conhecer e aceitar a escola, adquirindo confiança nela”, conta a diretora, que é pedagoga e psicopedagoga com mais de 30 anos de experiência em educação.
É fundamental as escolas oferecerem períodos de adaptação especial, que variam de criança para criança e, geralmente, costumam se resumir à primeira semana de aula. Além disso, é necessário um olhar cuidadoso e atento por parte dos educadores para que percebam o que aproxima as crianças. Esse tipo de ação contribui para a consolidação de vínculos afetivos e de vivência. Dessa forma se dá o exercício da convivência, quando pequenas ações ajudam a criar relações entre as crianças e o efetivo processo de adaptação.
DICAS PARA SER FELIZ NA IDA À ESCOLA
CONVERSE COM A CRIANÇA SOBRE A ESCOLA
Procure ouvir a criança sem demonstrar ansiedade ou fazer um “questionário”. Conte o que vai ocorrer enquanto estiverem na escola. Mantenha a tranquilidade, falando menos e ouvindo mais.
DEMONSTRE SEGURANÇA, SEMPRE
Mostre firmeza na hora de deixar a criança na escola, despedindo-se carinhosamente. Demonstre que gostaria que permanecesse na escola, conhecesse sua classe, os novos amigos e aproveitasse o que lhe vai ser oferecido. Afirme que vai esperar por ela na saída. Organize-se especialmente nos primeiros dias, para que não atrase de forma alguma para buscá-la. O período de adaptação, longo ou breve, é importante tanto para seus filhos, como para os pais. É nesse momento que a confiança na escola se estabelece para ambos.
REFORÇO POSITIVO É IMPORTANTE
Não comente na presença da criança as atitudes negativas dela na escola. Ao contrário, reforce o fato de ter ficado sem chorar, mesmo que por pouco tempo, e ter trabalhado em classe.
IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER A ROTINA
A criança deve ir todos os dias à escola, uniformizada e na hora marcada, respeitando horários de entrada e saída. Deve-se evitar que, neste período, ela chegue com muita antecedência ou permaneça além do horário de saída.
CHORAR É NATURAL
Nesse período, a maneira que a criança se expressa para demonstrar seu desagrado frente a algo que o incomoda é o choro. Seja firme, paciente e acredite que ela estará bem e que a separação nesta fase é um processo necessário.
OBJETOS DE APEGO
Não é bom mudar a rotina da criança. Essa é a primeira “grande” separação (mãe/criança) e, por isso, algumas delas necessitam de um referencial que faça uma ponte casa/escola. Portanto, os objetos de apego são bem-vindos (paninho, chupeta, ursinho, etc.). Depois da adaptação, aos poucos estes objetos vão sendo deixados de lado.
TROCA DE INFORMAÇÕES
Toda adaptação gera angústias e inseguranças, tanto em crianças como em adultos. É importante manter um diálogo estreito entre pais e escola, para dar informações sobre a criança e tirar dúvidas. Entre os recursos disponíveis estão entrevista com a coordenação, breve conversa com a professora na hora da saída, trocar recados via agenda e reunião individual com a professora após o primeiro mês de aula.
FORMAS DE EXPRESSÃO
Nessa faixa etária, as crianças, por ainda não terem a linguagem verbal totalmente desenvolvida, expressam seu descontentamento, angústia ou insegurança utilizando a linguagem corporal. Como muitos estão na fase oral, período em que sentem a necessidade de levar à boca tudo o que estiver ao seu alcance, eles não compreendem que mordidas, beliscões e puxões de cabelo, machucam e causam dor. É provável que situações como essas aconteçam nesse período, mesmo com a professora atenta.
COMPORTAMENTO DIFERENTE
Neste início de ano escolar a criança pode ter oscilações no comportamento como: choro, medo, receio, falta de apetite, alteração no sono, teste de limites, etc. Há necessidade de tempo para ajustes entre escola, família e criança, o que é perfeitamente normal.
Fonte: Lady Christina Sabadell, diretora geral da Escola Bilíngue Pueri Domus