Elton John entrou nesta terça, 7, para a lista de artistas que fizeram doações para ajudar às vítimas e combater os incêndios florestais na Austrália. O cantor anunciou em seu show Farewell Yellow Brick Road, em Sydney, que vai contribuir com um milhão de dólares, cerca de R$ 4 milhões.
O artista disse que queria chamar a atenção para a devastação causada pelos incêndios, dizendo que atingiu uma "escala bíblica".
"Ver os incêndios em toda a Austrália me deixou de coração partido. Esta tragédia levou vidas, casas e devastou tanta vida selvagem. No meu show em Sydney na noite passada, prometi um milhão de dólares para apoiar o fundo de combate a queimadas. Deus abençoe, Austrália", disse o cantor no Instagram ao compartilhar o trecho da apresentação em que fala sobre sua contribuição.
John se junta a uma lista crescente de artistas que se comprometeram a doar para esforços de ajuda, incluindo Chris Hemsworth , Nicole Kidman, Pink e Keith Urban.
Hemsworth, o ator australiano que interpreta Thor na franquia de filmes da Marvel, foi às mídias sociais nesta segunda, 7, para contar que doará um milhão de dólares e pediu a seus milhões de seguidores que também fizessem o mesmo. "Cada centavo conta", disse.
Até agora, os incêndios florestais já mataram 25 pessoas e destruíram duas mil casas. Os incêndios, alimentados pela seca e pelo ano mais quente e seco do país, já estão em acontecendo desde setembro, meses antes do que é típico da temporada anual de incêndios florestais na Austrália.
"Estou totalmente arrasada ao ver o que está acontecendo na Austrália neste momento com os terríveis incêndios florestais", escreveu Pink em um recente post na mídia social. “Estou me comprometendo a doar 500 mil dólares diretamente para os bombeiros locais que estão lutando tanto nas linhas de frente."
O Metallica anunciou uma doação na noite de terça-feira de 750 mil dólares para uma agência de combate a incêndios e serviços de emergência em Victoria.
A atriz australiana Rose Byrne falou emocionada sobre a crise e os esforços de socorro na noite de terça-feira na estreia em Nova York de seu filme Like a Boss.
"Na verdade, o que as pessoas precisam são apenas doações, porque são todos voluntários, bombeiros e todos os serviços rurais e serviços de vida selvagem que tentam resgatar os animais", disse ela à Associated Press.
Ela acrescentou: "É devastador. É um país tão bonito. Sempre há seca, mas este é o ano mais quente já registrado e eles precisam de chuva, mas muita chuva, não apenas um pouquinho, o que está acontecendo agora. Eles precisam de uma tempestade e está ficando cada vez mais quente e cada vez mais fora de controle. É uma crise climática é o que é."
No Globo de Ouro, no domingo, Phoebe Waller-Bridge disse que leiloaria a roupa que usou na premiação e destinaria o dinheiro para os bombeiros.
Russell Crowe não estava no Globo de Ouro para receber seu troféu de melhor ator em de série ou filme de TV por interpretar o ex-CEO da Fox, Roger Ailes, na minissérie Showtime The Loudest Voice. Em vez disso, o ator estava na Austrália tentando proteger sua casa dos incêndios, mas ele enviou um discurso que Jennifer Aniston leu.
"Não se engane, a tragédia que se desenrola na Austrália é baseada nas mudanças climáticas", disse o comunicado de Crowe. “Precisamos agir com base na ciência, mover nossa força de trabalho global para energia renovável e respeitar nosso planeta pelo lugar único e incrível que ele é. Dessa forma, todos nós temos um futuro. ” / Com informações da AP