A umidade relativa do ar pode chegar a 14% em Goiânia neste final de semana. O estado de alerta também deve atingir os demais municípios goianos. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as temperaturas seguem amenas pela manhã e em elevação na parte da tarde, sendo que na região Oeste a temperatura máxima pode chegar a 37% e o índice da umidade relativa do ar em 13%.
Índices da umidade relativa do ar abaixo de 60% são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) inadequados para a saúde humana e é entendido como estado de alerta quando o mesmo fica entre 12% a 20%. Quando registrado essa marca, as orientações são não praticar exercícios e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar espaços fechados e usar soro fisiológico para os olhos e narinas.
Para o fim de semana a previsão é de céu claro com tempo estável em todas as regiões de Goiás. A massa de ar seco que atualmente está sobre a região Central do Brasil segue se fortalecendo e impedindo o avanço de frentes frias e ou umidade oriunda da região norte.
Essa atuação da massa de ar seco pode promover um bloqueio atmosférico e com isso reduzir a possibilidade da chegada de uma frente fria prevista para o dia 17 de agosto, que poderia causar chuvas isoladas em Goiás. Gerente do Cimehgo, André Amorim, conta que caso essa frente fria não chegue ao Estado um dos reflexos seria uma elevação nas temperaturas.