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Estações do BRT ficam para o mês que vem em Goiânia

Wildes Barbosa
As quatro estações localizadas na Praça Cívica estavam incluídas na relação das 11 plataformas que seriam entregues no dia 31 de outubro

As onze estações de embarque e desembarque ao longo do corredor de transporte coletivo BRT Norte-Sul que estavam previstas para serem entregues até o próximo dia 31 terão um prazo maior para serem finalizadas. O acordo firmado pelo Paço Municipal com o consórcio executor do BRT em setembro previa a finalização das 31 plataformas, sendo onze delas até o final de outubro com o pagamento de 50% do valor acordado, outras dez deveriam ser finalizadas até novembro com pagamento de 40% do valor e os últimos 10% garante a entrega das demais dez estações até final de dezembro. As datas tinham relação com o prazo do pagamento, ou seja, seriam 30 dias a partir do recebimento do valor.

O recurso é de R$ 15 milhões e se refere a uma taxa de administração central da obra que foi cobrada pelo consórcio em razão dos sucessivos atrasos para a execução do projeto. Para que a situação não fosse judicializada, o Paço Municipal, através da Procuradoria Geral do Município (PGM) fez um acordo com o consórcio em troca da finalização da obra. No entanto, houve um atraso de 15 dias para a efetuação do pagamento desta primeira parcela, fazendo com que não se tenha a expectativa de entrega de qualquer estação do corredor até o próximo dia 31, mas, sim, para meados de novembro. Entre as estações, constam as quatro que estão localizadas na Praça Cívica.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), em participação no especial CBN Talk em comemoração ao aniversário de 90 anos de Goiânia, reforçou que a sua solicitação ao consórcio foi de entregar todo o trecho do BRT Norte-Sul entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória até o final do contrato, que ocorre em 31 de dezembro. “Se tiver alguma em outubro, ótimo, mas o que eu solicitei foi entregar até o final deste contrato”, disse após o evento. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, explicou que houve o atraso no pagamento em razão de trâmites burocráticos, mas que isso não altera o cronograma principal de finalização da obra até o final deste ano.

Durante o CBN Talk, Rogério reforçou que há uma insistência com o consórcio responsável pela obra para que finalize os serviços no entorno da Praça Cívica em razão de promover uma melhoria na mobilidade local. “É um espaço importante, onde está o palácio do governo estadual, então fizemos questão disso. Já estão lá as plataformas e as estruturas e vão entregar tudo até o final do ano”, garantiu. O prefeito lembrou que a sua gestão finalizou todos os terminais projetados para o corredor, terminando o Recanto do Bosque e iniciando e entregando a reforma do Isidória e as construções dos terminais Paulo Garcia e Hailé Pinheiro, além do viaduto Iris Rezende, no cruzamento das avenidas Goiás Norte e Perimetral Norte.

Trecho 1

Com relação ao trecho 1 do BRT Norte-Sul, entre os terminais Isidória, em Goiânia, e Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, havia uma expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de que o edital de licitação fosse publicado ainda neste mês. Porém, Denes Pereira explica que não é possível liberar o processo sem a devida anuência da Caixa Econômica Federal, já que a obra tem recursos do Orçamento Geral da União (OGU). “A Prefeitura fez todos os apontamentos, tudo que a Caixa e o Ministério solicitaram, todos os apontamentos foram feitos. Temos reuniões semanais com a Caixa, temos ajustado todos os tipos de contingência deste contrato. Estamos aguardando a Caixa liberar”, disse ao reforçar que não há um prazo definido.

O trecho 1 já havia sido licitado em 2020, com as obras sendo iniciadas, mas paradas por decisão da empresa vencedora em dezembro de 2021, com cerca de 8% de execução, que corresponde a um trecho da Avenida 4ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. A previsão era que a licitação saísse já no começo de 2022, mas Paço e empresa demoraram cerca de um ano para assinarem o distrato do acordo anterior. Após isso, houve divergências com a Caixa em relação ao objeto licitado, já que a instituição financeira entendia se tratar de um obra rodoviária, que possui preços específicos, enquanto que a Prefeitura reforçava ser uma construção urbana.

Apenas em setembro deste ano houve um acordo entre as partes e o processo licitatório interno na Seinfra foi levado à frente, sendo analisado pela Caixa e aprovado, mas necessitando agora do aceite para a publicação do edital. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, órgão responsável pelo sistema metropolitano de transporte público, ressaltou que a operação do BRT ocorrerá em toda a extensão do corredor, de cerca de 29,6 quilômetros. Ela abrange ainda o trecho do Terminal Cruzeiro até o Terminal Veiga Jardim, ambos em Aparecida de Goiânia, além de uma linha para o Parque Atheneu, em Goiânia. A previsão é que as seis linhas específicas comecem a rodar a partir de fevereiro de 2024, mesmo nas regiões sem as obras do corredor exclusivo conforme planejadas.

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