Geral

‘Falas da Terra’, da TV Globo, destaca vozes dos povos indígenas

Divulgação / TV Globo

Com o intuito de lançar luz à pluralidade e à luta dos indígenas pelo direito de existirem e serem ouvidos, o especial Falas da Terra será exibido na Globo/TV Anhanguera, nesta segunda-feira (19), após o Big Brother Brasil 21, em alusão ao Dia do Índio.

Com depoimentos em primeira pessoa, o programa mostra a riqueza cultural dos mais de 300 povos indígenas existentes no País. Ao todo, o especial apresenta 21 depoimentos que trarão informações sobre os mais diversos temas relacionados ao cotidiano dos índios, como a preservação da cultura, língua e costumes dos diversos povos; proteção do meio ambiente e da vida; respeito à diversidade; histórias de resistência e ativismo; demarcação de terras; entre outros.

O programa tem direção artística de Antonia Prado, roteiro assinado por Malu Vergueiro, consultoria de Ailton Krenak e coautoria de Ziel Karapató, Graciela Guarani, Olinda Tupinambá e Alberto Alvarez.

Para a representante dos Karajás e enfermeira Jijuke Casai, da Casa de Saúde do Índio, em Goiânia, a valorização da cultura indígena repassada pelo projeto é extremamente necessária. “Eu diria que algo como o programa Falas da Terras e toda essa programação especial da Globo, é um acontecimento histórico e marcante. Pela primeira vez nós, povos indígenas, seremos os protagonistas e vamos falar por nós. Contar a nossa própria história e toda a luta que foi e é até hoje. Porque estamos cansados de ser representados por outras pessoas como pesquisadores e antropólogos.”

“Essa forma como muitas vezes somos representados durante a vida escolar. Onde as crianças se fantasiam, se torna uma coisa caricata e só reforça os estereótipos, gerando preconceito e racismo”, explica. “Nas instituições escolares é necessário um trabalho mais intercultural, para mostrar a diversidade indígena brasileira, afim de combater o preconceito.”

‘NO BALAIO’

Para ficar na instiga do que vem por aí, o No Balaio, de amanhã, exibirá uma edição especial em alusão à data. O programa irá acompanhar o processo de criação de um mural de grafite em homenagem ao Dia do Índio. O trabalho do grafiteiro Decy está sendo feito no Câmpus 3, da Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps), no Setor Coimbra, em Goiânia, e conta com o apoio da Sherwin Williams.

O Jornal do Campo trará um especial sobre cerimônias indígenas. Dividido em duas partes, a primeira exibida domingo (18) e a segunda no dia 25, o programa irá abordar o ritual de passagem do jovem índio (jyré) para fase adulta, entre outros costumes.
 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI