Geral

Família de Altamiro de Moura Pacheco questiona projeto que muda nome do Aeroporto Santa Genoveva

Diomicio Gomes
Entrada do Aeroporto Santa Genoveva

Em nota assinada por Juliana Pacheco, sobrinha de Altamiro de Moura Pacheco, os familiares do médico e pecuarista questionam o projeto de lei (PL 3.999/2021), aprovado pelo Senado nesta terça-feira (23), que tem como proposta renomear o Aeroporto Santa Genoveva para homenagear o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende. 

O texto, do senador Luiz do Carmo (MDB-GO) e que teve relatoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados. Iris Rezende Machado, um dos mais notórios políticos de Goiás, morreu no dia 9 deste mês. 

Na nota, os familiares afirmam que a área onde hoje está o aeroporto foi doada por Altamiro e que a construção só seguiu porque, na época, foram acatadas duas exigências: que o local fosse destinado para a atividade aeroportuária e que o novo aeroporto se chamasse Aeroporto Santa Genoveva.

“Essa exigência do nome era para que ele pudesse homenagear sua querida mãe Dona Genoveva. As condições foram aceitas, a área doada e o aeroporto construído. Goiânia, uma cidade jovem, está desprezando sua história e a memória de quem ajudou a construí-la”.

Natural de Bela Vista de Goiás, médico e pecuarista, Altamiro foi um dos homens mais importantes dos primórdios da capital goiana. Filantropo, leitor voraz e preocupado com a questão ambiental, deixou uma área para ser preservada, hoje o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. Ele foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG e fundou a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). 

Os familiares relataram que receberam com perplexidade e preocupação a notícia da existência de um movimento no sentido de alterar o nome do aeroporto. Eles ainda fazem um apelo para que os autores do projeto reconsiderem a proposta.

“Íris merece todas as homenagens, mas os políticos goianos precisam se atentar para o fato de que uma homenagem não pode desmerecer outra pessoa e sua família. Temos assistido com certa frequência tentativas afobadas de homenagens sempre que há o falecimento de alguém relevante em Goiás. Nosso Aeroporto Santa Genoveva é conhecido por esse nome em todo país. Não podemos permitir que a memória de nossos antepassados seja desconsiderada pelas novas gerações“, destacaram.

Confira a nota na íntegra:

A família do Dr Altamiro de Moura Pacheco recebeu com perplexidade e preocupação a notícia da existência de um movimento no sentido de alterar o nome do Aeroporto Santa Genoveva , em

Goiânia. Esse nome é tradicional e tem uma razão de ser. A área onde foi construído o aeroporto foi doada pelo saudoso Tio Altamiro, para que naquele local fosse construído o novo aeroporto de nossa capital. Na época ele colocou apenas duas condições, que a área somente poderia ser destinada a atividade aeroportuária e que o novo aeroporto se chamasse Aeroporto Santa Genoveva. Essa exigência do nome era para que ele pudesse homenagear sua querida mãe Dona Genoveva. As condições foram aceitas, a área doada e o aeroporto construído. Goiânia, uma cidade jovem, está desprezando sua história e a memória de quem ajudou a construí-la.

Nós goianos jamais construiremos uma bela história se não preservarmos o legado de quem em cada época contribuiu para a construção de nosso estado. Íris Resende foi um político que engrandeceu nossa Goiânia, Goiás e o Brasil. Mas ele, se aqui estivesse jamais permitiria que alguém fizesse uma desfeita desse porte com a memória do Dr Altamiro. Aliás, Íris tinha imensa gratidão ao Tio Altamiro, porque foi ele que num gesto de desprendimento e compromisso com o futuro de Goiânia, cedeu por um valor simbólico, que não representava 1/10 (hum décimo) do valor de mercado, sua fazenda de 1000 alqueires, da qual a área do aeroporto Santa Genoveva fazia parte, para que servisse de reserva ecológica e ambiental de nossa capital .

Nessa área que hoje é um parque ecológico foi possível a construção, pelo governador Marconi Perillo, da barragem do Ribeirão Joao Leite e do sistema de abastecimento de água Governador Mauro Borges, que garantirá o fornecimento de água para a região metropolitana de Goiânia por mais 30 anos.

Se não tivesse espírito público e não atendesse ao apelo de Íris, que vale ressaltar, teve a visão de pensar no futuro das próximas gerações ao transformar essa área em um parque ecológico e pulmão de Goiânia.

Tio Altamiro poderia muito bem ter cedido às enormes pressões e propostas milionárias para fracionar a fazenda e ali implantar vários empreendimentos imobiliários. Mas não o fez pelo seu amor a Goiânia e pelo apelo de Íris. Portanto não é justo “desomenagear” um homem da importância do Dr. Altamiro para homenagear outra figura importante de nosso estado.

Íris merece todas as homenagens, mas os políticos goianos precisam se atentar para o fato de que uma homenagem não pode desmerecer outra pessoa e sua família. Temos assistido com certa frequência tentativas afobadas de homenagens sempre que há o falecimento de alguém relevante em Goiás. Íris com certeza será homenageado em um local em que não precise alterar nenhum nome já existente. Nosso Aeroporto Santa Genoveva é conhecido por esse nome em todo país. Não podemos permitir que a memória de nossos antepassados seja desconsiderada pelas novas gerações.

Temos certeza que o responsável pela proposição dessa homenagem não tinha conhecimento da verdadeira história do Aeroporto Santa Genoveva. Por essa razão apelamos ao ilustre Senador Luiz do Carmo, que em memória do Tio Altamiro, reflua dessa intenção de alterar o nome do nosso aeroporto. A família de Iris também com certeza não ficaria feliz se daqui a alguns anos alguém mudasse o nome de um local público que tivesse o nome do nosso querido ex-prefeito e ex-governador. Fica aqui nosso apelo público para que respeitemos a memória de quem foi homenageado ao longo de nossa história. Desde já agradeço a compreensão do Senador Luiz do Carmo e da família do inesquecível Íris Resende, um dos maiores políticos de nossa história. Com certeza encontraremos um belo local para fazer a justa homenagem que Íris merece.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI