A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) atua na área de exploração espacial, e isso inclui registrar planetas, estrelas, galáxias e fenômenos que são descobertos por cientistas. Para isso é usado, por exemplo, o telescópio Hubble, e a organização lançou uma ferramenta que mostra qual foto ele tirou no dia do aniversário do usuário.
O projeto, que pode ser acessado clicando aqui, foi lançado no sábado, 28, e faz parte das comemorações do aniversário de 30 anos do telescópio, que foi lançado no dia 24 de abril de 1990. O Hubble fica a 552 quilômetros da Terra em relação ao nível do mar, em órbita no planeta, e trabalha vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.
O telescópio foi batizado em homenagem ao astrônomo Edwin Hubble, e seus registros têm contribuindo ao longo dos anos para diversas descobertas na área de astronomia, além de belos registros de fenômenos e corpos espaciais. Até 2015, o Hubble foi usado como base para 1,2 mil artigos científicos a partir de suas observações. Em 2019, por exemplo, o Hubble registrou o choque entre duas galáxias.
Nas rede sociais, as pessoas têm compartilhado as imagens produzidas em seus aniversários pelo telescópio com a hashtag #Hubble30, um pedido da própria Nasa para homenagear o aniversário do Hubble. Confira:
A Parte do espaço que a @NASAHubble fotografou no meu aniversário 🤩🤧 #Hubble30 pic.twitter.com/3Jt4iLrzWc
— andre (@ai_cansado) March 31, 2020
O que o Hubble observou no seu aniversário? https://t.co/4r7V8w0oS2
— Camila Esperança (@safreitas_c) March 31, 2020
Em abril o telescópio Hubble fará incríveis 30 anos!
No meu aniversário ele observou esse par de galáxias interagindo, a Arp 142, que contém uma espiral distorcida e uma elíptica.
Apaixonei #Hubble30 pic.twitter.com/QflZbBpmtN
#Hubble30 In 1994 Hubble released this view of galaxy M100 taken by the Wide Field and Planetary Camera 2. Installed during Hubble’s first servicing mission, the camera had corrective optics, allowing it to image the galaxy with unprecedented clarity: https://t.co/vw0EUHIOT7 pic.twitter.com/XRw9HAzeCb
— Hubble (@NASAHubble) March 29, 2020