Geral

Frente fria derruba temperaturas para até 4°C em Goiás; veja reações na web

Amarildo Gonçalves
Em Jataí, a temperatura chegou à marca de 5,5°C nesta quarta-feira (18)

“Esse frio é pra congelar ‘os pequi’ de Goiás”. É com esse bom humor que os goianos receberam a frente fria que chegou ao país e derrubou as temperaturas no estado nesta quarta-feira (18). Em Goiânia, os termômetros marcaram 10,4°C no começo da manhã. Outras cidades do interior tiveram temperaturas ainda mais baixas, como Jataí, Rio Verde e Mineiros, com 5,5°C; 5,1°C e 4,8°C, respectivamente. (veja a lista)

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o frio desta quarta-feira (18) - que teve a madrugada mais fria do ano até o momento - é apenas o começo do efeito da massa de ar polar vinda do sul do país. Para os próximos dias, a previsão é de temperaturas ainda mais baixas, com municípios podendo ficar abaixo de 0°C.

Em Goiânia, a expectativa para esta quinta-feira (19) é que a temperatura mínima fique entre 6°C e 8°C, tornando-se o dia mais frio do ano até então.

Temperaturas mínimas em Goiás (18/05/2022):

Jataí: 5,5ºC
Rio Verde: 5,1ºC
Mineiros: 4,8ºC
Bom Jesus de Goiás: 6,4ºC
São Simão: 7,4ºC
Cristalina: 8,4ºC
Catalão: 8ºC
Morrinhos: 7,9ºC
Anápolis: 9,2ºC
Luziânia: 8,9ºC
Goiânia: 10,4ºC
Itumbiara: 8,6ºC
Caiapônia: 9ºC
Pires do Rio: 10ºC
Cidade de Goiás: 13,7ºC
Aragarças: 13,1ºC
Goianésia: 13,2ºC
Porangatu: 18,3ºC
(Fonte: Semad)

Goiânia

Em Goiânia, quem precisou ir para a rua logo cedo recorreu às bebidas quentes para se aquecer. O Josué é dono de um quiosque que vende lanches em Campinas e, segundo ele, o movimento foi maior que o habitual nesta manhã, primeiro dia de frio mais intenso em Goiânia.

“A busca por café mais que dobrou com esse tempo, em compensação, não saiu nenhuma bebida gelada, brincou”. Ainda de acordo com o comerciante, o pão de queijo também saiu bastante, para acompanhar o cafezinho.

Reações na Web

Pouco acostumados com temperaturas mais baixas, os Goianos usaram as redes sociais para falar do frio que vem sendo anunciado nos últimos dias em todo o estado. No Twitter, alguns internautas fizeram piada com a situação. “O frio chegou no Goiás... A naftalina já cheira no ar!”, escreveu um morador do estado fazendo referência à retirada (pouco frequente) dos casacos mais pesados do armário.

“Eu tô [sic] pasma que a mínima dessa semana tá [sic] de 3 graus em pleno Goiás não peguei esse frio nem no Sul tô [sic] amando”, escreveu outra usuária da rede social.

Alguns já associaram o frio às comidas típicas de quando as temperaturas diminuem. “Mal começou o frio ‘no Goiás’ e o grupo da minha família já tá [sic] cheio de foto de caldo e de pamonha”, escreveu uma usuária do Twitter. 

E, falando em pamonha, nem a prefeitura de Goiânia ficou fora da brincadeira. Em um “decreto” postado nas redes sociais, a administração municipal intitulou a cidade de “Polo Norte do Cerrado”, desobrigando o banho e incentivando o consumo de pamonha, que veio com um alerta: “Para esses dias frios, é recomendado que faça o pedido de pamonha pela manhã para não ficar sem”.

Ainda na onda da brincadeira, mas com um assunto sério, o falso decreto também diz que fica autorizada a doação de agasalhos, cobertores e calçados que o goianiense não usa mais. Além, da recomendação de uso de máscaras em casos de sintomas de gripe ou resfriado.

E, para finalizar, o anúncio do “decreto” nas redes sociais declara que está aberta a temporada de falar que Goiânia está gelada e que “tá usando brusdifri porque isfriô”.

 

Diomício Gomes/O Popular
Frio fez aumentar a busca por café, em Goiânia
Diomício Gomes/O Popular
Garoto agasalhado em uma rua de Campinas
Diomício Gomes/O Popular
Homem usa capa para se proteger do frio no Centro de Goiânia
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI