Dois casos suspeitos de sarampo em crianças foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de Goiás nesta quinta-feira (26). Os pacientes são de Valparaíso de Goiás e Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
As crianças apresentaram sintomas clássicos da doença. As formas mais comuns de manifestação do vírus são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A reportagem tentou contato com as Secretarias Municipais de Saúde, mas não obteve êxito.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), são recomendadas como medidas de prevenção e controle:
- Notificação imediata de todo caso suspeito em até 24 horas
- Adoção de medidas de isolamento do caso suspeito (precauções para aerossóis)
- Coleta e envio para o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (LACEN-GO) de amostras sorológicas, bem como de secreção nasofaringe e urina para realização de RT-PCR
- Bloqueio vacinal dos contactantes em até 72 horas (após esse período, a ação de vacinação pode e deve ser realizada, mas passa a ser uma ação de intensificação)
- Busca ativa de novos casos suspeitos.
Vacinação
Com os dados fechados até início deste mês, em 2022, apenas 14,2% do público recebeu a vacina contra sarampo que tem como meta 95%. Devem receber as doses contra sarampo crianças de 6 meses a 5 anos.