Os municípios de Goiás estão autorizados a aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos maiores de 80 anos. A decisão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) atende recomendação publicada nesta quarta-feira (23) pelo Ministério da Saúde.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, diz que os municípios com estoques de vacinas poderão começar a nova etapa imediatamente. “Os demais nós iremos começar a repassar as doses necessárias”, informa Flúvia.
Na tomada de decisão, o Ministério da Saúde aponta, em Nota Técnica, que o País ainda observa a disseminação da variante ômicron. A 4ª dose, segundo o órgão, foi responsável por aumentar a proteção contra a doença entre os maiores de 60 anos, constatação observada em estudo realizado em Israel.
Para receber a 4ª dose é necessário ter tomado a 3ª dose há no mínimo três meses. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente a Pfizer, ou, conforme informa o Ministério da Saúde, “de maneira alternativa”, a vacina da AstraZeneca.