Diante da grande procura, a Prefeitura de Goiânia decidiu ampliar de dois para três os pontos de testagem contra a Covid-19 nesta sexta-feira-(7). A quantidade de espaços voltados para realização de testes já tinha sido aumentada nesta quinta-feira e, como mostou O POPULAR, os pontos tiveram filas imensas e demora no atendimento.
Grécia Pessoni, diretora de vigilância epidemiológica, relatou em entrevista à rádio CBN Goiânia que mesmo as pessoas que não conseguirem agendar pelo site da administração municipal elas podem procurar os pontos amanhã até 16h que serão atendidas.
Conforme a diretora, o novo ponto será no Cepal do setor Sul, na Rua 115. Além dele, como já tinha sido divulgado anteriormente, a testagem também ocorrerá em tenda em frente à Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama, no setor Jardim Colorado, e na Praça da Juventude, na Rua JDA-8, no setor Jardim Aroeira.
A procura pela testagem em Goiânia subiu 157% de dezembro para janeiro deste ano. A média era de 700 testes por dia, mas chegou a 1800 por dia esta semana. Por conta da demanda alta, a Secretaria Municipal de Saúde informou que ofertará 2 mil testes rápidos de antígeno por dia.
A testagem é realizada em pessoas a partir de 5 anos e tem como objetivo promover o isolamento social de quem tem resultado positivo para Covid-19, mas que não apresentam sintomas.
Grécia relatou que existem testes em todas as unidades de saúde, mas por conta da sobrecarga do sistema de saúde, tanto público como privado, a prioridade tem sido voltada para os pontos de testagem espalhados pela cidade.
Agendamento
Para realizar o teste, que fica pronto em cerca de 20 minutos, basta fazer o agendamento pelo site da Prefeitura de Goiânia e comparecer ao local no horário marcado, com documentos pessoais e comprovante de endereço.