A vacinação contra a Covid dos pequenos acima de 6 meses e menores de 3 anos, sem comorbidades, foi ampliada pela Prefeitura de Goiânia a partir desta quarta-feira (30). Até então, a imunização pediátrica para esta faixa etária estava permitida somente para o público com comorbidades.
A aplicação das doses é realizada em quatro unidades de saúde: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Urias Magalhães, Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos e Cais Goiá, das 8h às 17h. A decisão segue a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Até esta terça-feira (29), foram aplicadas 142 doses da Pfizer Baby nas quatro unidades que disponibilizam a vacina em Goiânia, sendo 34 em crianças com comorbidades e 108 sem comorbidades, por meio ‘xepinha’, que utiliza a sobra de doses em frascos abertos.
Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável e levar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.
O esquema vacinal pediátrico contra a Covid é composto por três doses da vacina Pfizer, específica para esse público. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de quatro semanas e o da segunda para a terceira dose é de oito semanas.