A partir das 8 horas deste sábado, 17, pessoas com mais de 62 e que morem em Goiânia poderão receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus (Sars-CoV-2) e o reforço, com a segunda dose, para pessoas a partir dos 68 anos.
Profissionais da saúde que já receberam a primeira dose, também vão receber a segunda a partir deste sábado, 17.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou que o cronograma obedece diferentes estratégias para cada grupo e acontece em 10 postos de vacinação. Neste sábado, 17, são atendidos idosos com iniciais de A a I. A estratificação vale tanto para primeira dose em idosos a partir de 62 anos quanto reforço em idosos a partir de 68 anos.
Para eles, o atendimento é feito em sete escolas municipais (para pedestres) e dois pontos de drive thru, sem necessidade de agendamento.
Idosos a partir de 62 anos com iniciais entre J e M tomam a primeira dose na terça, dia 19, mesmo dia para a segunda dose para pessoas a partir de 68 anos que também tenham as mesmas iniciais. Na terça, dia 20, será possível aplicar a primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos em quem tenha iniciais de N a Z.
Documentos
A pasta também informou que o atendimento requer que o idoso leve comprovante de endereço e documento pessoal, além do comprovante da primeira dose para quem for tomar o reforço. Já os profissionais de saúde que forem tomar a segunda dose da Astrazeneca, considerando o aprazamento indicado de 9 a 12 semanas desde a primeira etapa, devem agendar pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.
O atendimento deste grupo é exclusivo na modalidade pedestre do Shopping Cerrado. Também é necessário apresentar comprovante de endereço e documento pessoal, além do comprovante da primeira dose para quem for tomar o reforço.
Goiânia recebeu, na tarde desta sexta-feira (16/4), 16 mil vacinas Coronavac e de 18.250 mil da AstraZeneca destinadas à primeira dose. Já para o reforço, foram destinadas 43.600 doses do imunizante do Instituto Butantan.
Ampliação
Secretário de saúde de Goiânia, Durval Pedroso disse que a estratificação por ordem alfabética se dá para agilizar o atendimento da população, uma vez que a remessa de vacinas chegou no início da tarde.
Assim, segundo ele, é possível organizar o atendimento dos idosos, ampliando a faixa etária tanto da primeira dose quanto reforço, dividindo-os em grupos atendidos em nove regiões, evitando tumulto e aglomerações.
A SMS reforça que os idosos com 68 anos ou mais, que receberam a vacina Coronavac, podem receber a segunda dose para garantir sua imunização, já que o prazo indicado entre as duas vacinas pelo o Ministério da Saúde é de 21 a 28 dias.
Confira o cronograma:
Sábado (17/04):
- Primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos: ambos grupos atendidos com iniciais de A a I.
- Segunda dose da AstraZeneca para trabalhadores da saúde, exclusivamente por agendamento, modalidade pedestre no Shopping Cerrado
Segunda-feira (19/04):
- Primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos: ambos grupos atendidos com iniciais de J a M.
- Segunda dose da AstraZeneca para trabalhadores da saúde, exclusivamente por agendamento, modalidade pedestre na Unimed (Espaço Sinta-se Bem) e Shopping Cerrado
Terça-feira (20/04):
- Primeira dose para idosos a partir de 62 anos e segunda dose para pessoas a partir de 68 anos: ambos grupos atendidos com iniciais de N a Z.
- Segunda dose da AstraZeneca para trabalhadores da saúde, exclusivamente por agendamento, modalidade pedestre na Unimed (Espaço Sinta-se Bem) e Shopping Cerrado