A presença de uma massa de ar quente que cobre Goiás dificulta a formação de instabilidades na maior parte do Estado. Com o tempo mais aberto e mais horas de sol, a temperatura sobe pra valer e o calor é intenso.
Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Goiânia deve atingir 34ºC nesta terça-feira, 1º de dezembro, e 36ºC na quarta-feira, dia 2, com umidade relativa do ar baixa, na faixa de 25%.
O calor continua na quinta-feira, dia 3, mas a chuva pode voltar a cair na capital. A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas e calor beirando os 34ºC.
Somente a partir do fim de semana, dias 5 e 6 de dezembro, com o enfraquecimento do ar quente que predomina e o aumento da umidade no Centro-Oeste, as condições serão favoráveis ao desenvolvimento de nuvens carregadas que irão permitir o retorno da chuva no Estado e, desta vez mais generalizadas e com volumes mais significativos, de acordo com o ClimaTempo.
Chuva em dezembro
A concentração de umidade durante o mês de dezembro será ao sul da região Centro-Oeste, segundo previsão do ClimaTempo. Assim, expectativa é de que a chuva seja mais frequente e volumosa sobre o estado de Mato Grosso do Sul e em áreas ao sul de Goiás.
Nas outras áreas de Goiás, em Mato Grosso e no Distrito Federal, dezembro de 2020 deve ter menos chuva do que o normal. Isso se deve a irregularidade da chuva ao longo do mês, que deve ser marcado por pancadas e não por áreas de chuva persistentes e abrangentes.