A Prefeitura de Goiânia apresentou o programa Goiânia Conecta, que pretende colocar 50 novos pontos de wi-fi em pontos estratégicos da capital. O Centro de Controle de Monitoramento está instalado no Paço Municipal.
Serão disponibilizados na capital, 50 pontos de wi-fi público gratuito. Cerca de 20 pontos estão previstos para funcionamento até o final de junho.
Os pontos onde serão colocados os equipamentos de wi-fi ainda não foram divulgados e, segundo a prefeitura, serão escolhidos a partir dos critérios adotados de acordo circulação de pessoas, impacto social e econômico nas regiões.
Segundo a prefeitura, foram instalados 300 km de backbone, que é o responsável pelo envio e recebimento dos dados, e de fibras de distribuição que permitem o acesso à internet para câmeras de segurança e dispositivos da Internet das Coisas (IoT).
Goiânia já tem 50 dispositivos IoT em pontos estratégicos da cidade. Através deles são monitorados a temperatura, umidade e pressão atmosférica. Esses dados ajudam na prevenção desastres naturais e enchentes nas áreas identificadas pela Defesa Civil.