Depois que o governo federal revogou a portaria que limitava as operações do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, a voos regionais e executivos, permitindo que o terminal volte a operar voos domésticos nacionais e de longa distância, várias companhias já entraram com pedido para voltar a operar no terminal.
Gol, Azul e Avianca estão entre as principais companhias que solicitaram operação no aeroporto. A portaria revogada limitava a operação do Aeroporto da Pampulha a voos diretos somente para terminais regionais.
A empresa Avianca solicitou 38 novos voos diários que vão sair de Goiânia, Brasília Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador. Eles devem ser feitos pelo Airbus A318 e começam a ser operados a partir de 18 de janeiro com o A318.
Já a Azul, que tem BH como um de seus hubs, solicitou voos de/para Goiânia, Vitória, e Ribeirão Preto. A companhia utilizará o E190/195 a partir de 14 de janeiro.
A GOL também fez pedidos de voos do Aeroporto Internacional Santa Genoveva para o da Pampulha, mas não diariamente. Esses seriam de Fortaleza, Maceió, Recife, São Luís, Belém, Ilhéus, Porto Seguro, Ribeirão Preto, Bauru e Aracaju para a capital mineira. A companhia deve começar as operações em 15 de janeiro com a aeronave B737-700.
Com o aumento da oferta, a expectativa é que promoções apareçam e os passageiros possam escolher entre os dois aeroportos – Aeroporto Internacional de Confins e Aeroporto da Pampulha - na capital mineira.