Será publicado no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira (22) um decreto que altera horários e capacidade de funcionamento de estabelecimentos comerciais em Goiânia. O documento, que começa a valer 48 horas depois de sua publicação, prevê que bares e restaurantes continuam com atendimento de 50% da capacidade, mas proíbe qualquer tipo de som, seja eletrônico, ao vivo ou de rádio, e o fechamento será às 22 horas. Também está previsto que a prefeitura divida os servidores para que apenas 50% trabalhe presencial e o restante em home office.
Para a região da Rua 44, o funcionamento terá mudança de horário, das 7h às 15 horas, apenas de quarta a sábado. Academias continuam com funcionamento de 30% da capacidade.
Casamentos, festas e desfiles, assim como uso de salões nos condomínios, estão vetados.
As mudanças ocorreram menos de uma semana após a Secretaria Estadual de Saúde ter publicada uma nota técnica que dividiu o Estado em regiões e as classificou conforme o grau de gravidade da pandemia: alerta, crítica ou calamidade. Para cada uma, recomendações específicas para combate ao coronavírus (Sars-CoV-2). Goiânia está incluída na região crítica.
Na sexta-feira, o prefeito Rogério Cruz e secretários se reuniram com representantes do setor produtivo, para trocar informações e colher sugestões. A Prefeitura também solicitou ao Estado os parâmetros que foram usados para incluir Goiânia na região considerada crítica – o cálculo leva em conta fatores como o número de pedido de internação, mortes, disponibilidade de UTIs e velocidade de propagação do vírus.