O feriado de 7 de setembro é marcado pelo recorde de temperaturas em Goiás no ano. De acordo com Elizabete Alves, chefe do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) em Goiás, em entrevista à Rádio CBN, Goiânia registrou 38.5 ºC de máxima nesta terça-feira. Além do recorde, a umidade do ar chegou a níveis críticos de11%.
No interior do estado, algumas cidades registraram temperaturas ainda maior. É o caso de Paraúna, com 40 graus, além da Cidade de Goiás e de Porangatu, com 39 ºC. Essas temperaturas foram registradas por volta de 15h e podem aumentar ainda mais até o fim do dia.
Elizabete explica que a última chuva generalizada em Goiás foi registrada no início de abril. Há cinco meses sem chuva consistente no Estado, a massa de ar seco ganha intensidade e, com a ausência de nuvens, a temperatura aumenta. A massa de ar seco predomina e impede a entrada de frente fria.
No dia 10 de setembro há previsão da chegada de uma frente fria que vem do sul do Brasil. Em Goiás, essa frente fria deve provocar um aumento das nuvens e consequentemente da umidade, mas a possibilidade de chuva é baixa.
O período mais crítico do dia de baixa umidade acontece geralmente por volta das 16h até as 18h. A umidade no período da noite, no entanto, também é baixa, ficando em torno de 30%. Nesse período de alerta de umidade baixa, a madrugada tem registrado média de 50%, quando normalmente fica em torno de 70%.
A recomendação dos médicos é de hidratação, uso protetor solar, uso de roupas leves e adequadas, umidificador, balde ou toalha molhada.