Geral

Golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem no Dia Internacional da Mulher

Os golpistas não ficam para trás e estão sempre se atualizando no WhatsApp. O truque mais recente, por exemplo, acompanha as celebrações do Dia Internacional da Mulher, do dia 8 de março, e promete um kit de maquiagem em sua "promoção". No entanto, trata-se de um link que redireciona o usuário para uma página falsa, onde ele deve responder três perguntas e é estimulado a compartilhar a mensagem com diversos amigos para receber o presente.

A empresa de segurança russa Kaspersky Lab foi quem alertou para a farsa, que pode infectar o celular das vítimas e roubar dados. A principal forma de lucro dos criminosos, porém, é com as propagandas que são mostradas na página que precisa ser aberta no navegador. 

A mensagem é enviada automaticamente quando o usuário autoriza, e usa um tom pessoal para parecer ter sido escrita por quem mandou. O texto também sugere que homens peguem o brinde para presentear alguém. Mesmo realizando as tarefas exigidas, não há nenhum kit de maquiagem para receber. 

Já fui infectado

Caso você já tenha clicado no link, é importante avisar os contatos que receberam a mesma notificação e informar sobre o ocorrido, alertando-os para que não façam o mesmo.

Baixe um aplicativo de antivírus em seu celular para fazer uma varredura no aparelho. Se ele ainda assim apresentar problemas, é possível restaurar as configurações de fábrica; a ação apagará todos os seus dados.

Fique atento às suas transações bancárias, e-mail, redes socais e todas as senhas que estavam preservadas no celular. Caso necessário, entre em contato com o seu banco imediatamente - especialmente se, ao clicar no link, foi solicitado qualquer tipo de download.

Se a mensagem chegou até você por meio de notificação, vá até as configurações do seu navegador para desativá-las. No Android, o caminho a seguir é "Configurações", nos três pontos do Chrome,  "Configurações de site", e depois "Notificações". Para garantir, retire todas que estiverem como permitidas.

G1/Reprodução
Reprodução/Kaspersky Lab
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI