O Google começou a contratar passageiros para viajar nos veículos experimentais automáticos da companhia, que circulam sem motorista pela cidade de Phoenix. O teste vai começar no estado do Arizona, Estados Unidos.
A oferta de trabalho divulgada pela companhia no site www.hireart.com afirma que o Google está buscando "especialistas em segurança de veículos para ser parte do projeto de automóvel automático do Google".
Os contratados terão que viajar no veículo de seis a oito horas por dia, cinco dias por semana, e receberão US$ 20 por hora. Eles terão que "proporcionar aos engenheiros informações detalhadas e exatas" sobre as observações durante os trajetos. Além disso, eles terão que "manter confidenciais todos os detalhes do projeto".
O Google exige que os candidatos tenham carteira de motorista, mas o trabalho não exige que o veículo seja conduzido por eles, exceto em casos de extrema necessidade.
Os veículos automáticos do Google já percorreram mais de 2,4 milhões de quilômetros em testes realizados nos Estados Unidos.
Ao contrário dos protótipos de veículos autônomos utilizados até agora, a frota de carros que a empresa testará em Phoenix será formada por Lexus RX-450h, um híbrido de luxo da fabricante japonesa Toyota, equipada com a tecnologia do Google.
No último dia 3 de maio, Google e Fiat Chrysler (FCA) anunciaram que chegaram um acordo de colaboração para o desenvolvimento de veículos autônomos. O acordo é o primeiro que Google assina com montadoras de automóveis.
Segundo o pacto, a FCA produzirá 100 Chrysler Pacifica para integrar a tecnologia de veículos, incluindo os sensores e software da companhia de tecnologia.
O projeto entre Google e FCA começará no final do ano, o que permitirá que a empresa americana duplique o número de veículos que fazem parte do programa.