Geral

Grupo ocupa reitoria da UFG em protesto por nomeação de nova reitora

Diomício Gomes/ O Popular
Grupo protesta contra a escolha de Jair Bolsonaro para reitoria da UFG

Em protesto pela não nomeação de nomeação de Sandramara Matias Chaves para o cargo de reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), um grupo composto por alunos do Diretório Central de Estudantes (DCE), professores e técnicos administrativos movimentos sindicais ligados à universidade ocupou a reitoria da Instituição da manhã desta quarta-feira (12). 

Em vídeos enviados ao POPULAR, é possível ver o grupo se manifestando com gritos contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. O chefe do poder executivo federal escolheu na manhã desta terça-feira (11) Angelita Pereira Lima, professora de Jornalismo e diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), para assumir a função de reitora da UFG. 

Angelita era o terceiro nome da lista tríplice definida pelo Conselho Universitário (Consuni) e encaminhada à presidência da República. No primeiro lugar estava a professora Sandramara Matias Chaves e em segundo Karla Emmanuela Ribeiro Hora. Dos 63 votos válidos, Sandramara, atual vice-reitora e que responde pela reitoria da UFG até o dia 14, recebeu 60.

De acordo com entidades ligadas à UFG e a movimentos estudantis, Bolsonaro, com a escolha, “desrespeita a vontade da maioria dos professores, estudantes, técnicos administrativos da instituição e despreza a autonomia universitária”.

Segundo a coordenadora do DCE, Letícia Scalabrini, o grupo vai permanecer no local enquanto estiverem redigindo uma carta, que será direcionada para o Ministério da Educação (MEC). “Queremos que o MEC venha dialogar conosco”, disse.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI