No dia 8 de junho deste ano, o Brasil goleava o Haiti na Copa América quando, no intervalo da partida, uma reportagem feita pelo apresentador Luciano Hulk acabou gerando revolta nos haitianos residentes no Brasil.
Na reportagem, o apresentador teria explorado o lado negativo do Haiti. Amparado por imagens antigas, dos períodos de 2004 e 2010, onde o país realmente atravessava fases mais difíceis, de miséria e fome, a reportagem de Hulk se resumiu em retratar apenas as falhas do país e isso gerou indignação. Principalmente quando o apresentador proferiu a infeliz frase: “a humanidade não deu certo”.
Bola fora, hein, Luciano?!
Revoltados, um grupo de imigrantes haitianos, que vive em Curitiba (PR), gravou um depoimento ao fotojornalista Brunno Covello e a alunos da Universidade Federal do Paraná (FPR) repudiando a atitude do apresentador ao falar de maneira deturpada sobre o Haiti, e o vídeo já alcança mais de 300 mil visualizações.
No depoimento, um dos participantes relembra que antes de serem haitianos, são humanos e que o apresentador teria ferido o orgulho deles.
Assista ao desabafo do grupo: