Dois anos depois de sua primeira unidade no Brasil, em Curitiba, a rede de restaurantes Hard Rock prepara-se para expandir no País. Até o fim do ano, a marca vai lançar uma loja na cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, para no que vem chegar a Goiânia no primeiro semestre e, enfim, abrir sua primeira operação em São Paulo.
Em fevereiro do ano que vem, a rede pretende abrir em Goiânia, em uma área de 1,500 m² no Shopping Flamboyant.
Em Gramado, o investimento foi de R$ 6,5 milhões, incluindo R$ 800 mil de capital de giro e de estoque. Valor considerado baixo pelo franqueado master do Hard Rock Cafe no Brasil, Norberto Herrero, já que normalmente gasta-se entre R$ 12 e R$ 14 milhões para montar uma unidade.
“O prédio estava praticamente pronto. Só tivemos que instalar equipamentos, algumas mudanças estruturais e modificar as janelas para vidro duplo contra o sol e o calor”, afirma o empresário.
Segundo ele, a cidade gaúcha foi escolhida por receber anualmente seis milhões de turistas. Há 15 anos, no entanto, a mesma Gramado foi rejeitada pela Hard Rock Cafe, pois a avaliação foi de que o movimento turístico era fraco em algumas épocas do ano.
SP e Rio
Ainda no primeiro semestre deve vir São Paulo e um retorno ao Rio de Janeiro.
“Neste momento estamos negociando um ponto em São Paulo”, revela Herrero. A ideia é de inaugurar entre dez e 12 unidades dentro dos próximos quatro anos, com crescimento através de franquias nas quais o empresário entrará como parceiro.
Retorno
O desafio do momento para a Hard Rock Cafe é não repetir os erros que aconteceram com as antigas unidades do Rio e de Belo Horizonte, que fecharam em 2011 e 2014, depois de 11 e oito anos de atividade, respectivamente.
“No Rio de Janeiro estávamos em um shopping que oito anos depois da abertura não tinha 50% das lojas abertas. Então nós entramos em um lugar morto. Em Minas Gerais eram quatro grupos locais sem experiência em shopping”, conta Herrero.
De acordo com ele, a organização hoje procura por locais de bom movimento de público, especialmente das classes A e B, e que atendam às três facilidades clássicas da rede: restaurante, eventos e venda de produtos da logomarca.
A rede de restaurantes temáticos tem hoje presença em 60 países, 176 lojas e faturamento global de US$ 3,5 bilhões.