A siamesa separada Heloá passou por uma cirurgia para fechamento de feridas, na manhã desta quarta-feira (25). Segundo informou o boletim divulgado pelo Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), o procedimento ocorreu sem interferências e seu estado geral de saúde permanece estável.
Valentina segue em estado grave, tomando medicamentos para controlar a pressão arterial. Ela ainda está em coma induzido, recebendo anticonvulsivantes. Nesta quarta-feira, a siamesa separada vai passar por novo eletroencefalograma para avaliação do seu quadro neurológico.
Na noite de sábado (21), Valentina teve uma piora e passou por uma nova cirurgia para desobstrução do intestino.
Relembre o caso
As crianças nasceram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e eram acompanhadas pela equipe médica desde o primeiro ano de vida. Elas passaram por uma cirurgia em março de 2022, quando foi colocado expansores de pele, para que fosse possível realizar a separação.
Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há dois anos. Após o início do acompanhamento médico feito por Zacharias Calil, os pais das crianças se mudaram para Goiás.