Geral

Hipertensão, será que você tem?

Divulgação

No próximo dia 13 de abril, o Sesc Centro realiza, às 19 horas, um encontro com o tema: "Hipertensão - Conheça os seus números". A ação faz parte das atividades em alusão ao dia 26 de abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. 

A Hipertensão é hoje o mais importante fator de risco para adoecimento e morte no mundo, portanto, deve ser alvo de prevenção e monitoramento constante. O grande problema é que se trata de uma doença silenciosa, por isto descoberta, na maioria dos casos, somente quando já evoluiu para estágios mais graves como doenças cardíacas. 

Descobrir se você tem ou não é uma tarefa difícil que deve ser feita com ajuda de um profissional, mas a enfermeira responsável pela educação e saúde do Sesc Centro, Karoline Medeiros de Menezes, respondeu algumas perguntas para o Meu Daqui que podem te ajudar. 

Confira abaixo:

O que é a Hipertensão?

Em termos bem simples, é o aumento da pressão arterial.

Pressão alta é doença?

Sim, a Hipertensão é uma doença. 

Por que é a Hipertensão é tão perigosa?

A pressão alta é o principal fator de risco para outras doenças, como as cardiovasculares ou cardíacas. 

Hipertensão é sinal de doença cardíaca?

Não, a doença pode evoluir para uma doença cardíaca se não tratada corretamente. Caso, o paciente siga todas as recomendações médicas a evolução dificilmente acontecerá. 

Quando devo ir ao médico verificar se sofro de pressão alta? Quais são os sintomas?

Um em cada três adultos sofrem de Hipertensão, a maioria deles não sabe. É uma doença silenciosa, sem sintomas. O ideal é aferir a pressão periodicamente, fazer consultas médicas monitoradas e se informar. 

Como é feito o diagnóstico?

Através da aferição de pressão. É preciso identificar que algo está fora do normal por três vezes consecutivas, em três dias alternados no mesmo horário. Algumas regrinhas básicas devem ser seguidas como, por exemplo, estar em um ambiente tranquilo, ter tido alimentação adequada no dia entre outros. O melhor é procurar um profissional. 

Como prevenir?

Hipertensão pode ser resumida em estilo de vida. Se a pessoa tem um estilo de vida saudável dificilmente desenvolverá a doença. Isto quer dizer, alimentação equilibrada e atividades físicas periódicas.  

Por que o médico sempre pergunta se há casos de pressão alta na família?

Fatores familiares, a famosa hereditariedade, são riscos maiores. A probabilidade de alguém que tem uma pessoa na família com pressão alta desenvolver a doença é maior do que a de alguém que não possui nenhum antecedente. Ou seja, caso de Hipertensão na família significa cuidado redobrado. 

Fui identificado, o que devo fazer?

O médico cardiologista é o profissional que irá dizer quais procedimentos são mais recomendáveis de acordo com cada caso. Às vezes somente mudanças na alimentação e a adoção de uma vida ativa são suficientes. Se não, medicamentos podem ser prescritos. 

É o fim do mundo? 

Não há motivo para pânico! É algo bem fácil de ser resolvido, pois se trata de uma mudança de estilo de vida, mas quem tem Hipertensão tem uma vida normal, só que mais saudável. 

Ainda tem dúvidas?

Mais informações sobre a pressão alta estarão disponíveis no encontro promovido pelo Sesc Centro. Anota aí: Será no dia 13 de abril às 19 horas. 

Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do Sesc Goiás ou através do telefone: 3933-1723. A entrada é franca e será emitido um certificado de participação de 2 horas. 

A médica Karine Teles Bittencourt, especialista em Clínica Médica e residente em Cardiologia pelo Hospital Alberto Rassi (HGG) estará no local para responder todas as dúvidas. 

Na ocasião será feita também a aferição da pressão arterial dos participantes.

Serviço: 
Bate-papo no Espaço Estar Bem com o tema: Hipertensão - Conheça os seus números

Data: 13 de abril, quarta-feira 
Horário: 19h
Local: Sesc Centro - Rua 15, esquina com a rua 19, Setor Central - sala multiuso 5
Mais informações pelo telefone: 3933-1723 ou pelo e-mail kmenezes@sescgo.com.br
Entrada franca 

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI