Atualizada às 15h19h
Uma criança de um ano e seis meses foi sequestrada na porta da casa onde mora com os pais, no Rio de Janeiro, por volta do meio-dia na tarde de quarta-feira (21). Segundo relatos de familiares, Sara Beatriz Barbosa estava no colo do pai, Eder Vitorino Coelho, quando um carro se aproximou e obrigou os dois a entrarem no veículo. O homem foi deixado em uma rodovia após 15 minutos, mas a menina não foi liberada.
Os pais afirmam que duas pessoas estavam no veículo de cor branca, um homem e uma mulher que conduzia o carro.
A mãe de Josilane Silva Barbosa iniciou uma campanha nas redes sociais para tentar localizar a criança. “Você é meu tudo, filha, sinto que Deus não vai tirar você de mim agora agora, não. Não desejo isso pra ninguém. Minha filha só tem 1 e 6 meses, é uma boa menina. Tenho fé no meu bom Deus que você vai voltar. Suplico, devolva a minha filha, por favor”, escreveu.
Nesta quinta-feira (22), a mãe voltou a usar a internet para comunicar que já estava com a criança. Ela agradeceu a ajuda recebida.
O caso foi registrado na 36ª Delegacia de Polícia, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, na tarde de quarta. A menina, conforme a polícia foi localizada ao ser abandonada em uma estação de trem.
Na tarde desta quinta, a polícia divulgou também a prisão do pai da criança em flagrante por simular o sequestro da criança. O homem, durante depoimento, caiu em contradição por diversas vezes e sem conseguir explicar a história acabou confessando ter planejado a ação.
A menina, conforme Eder, foi entregue a uma amiga. Pela manhã, ele informou a chegada de um bilhete pedindo a quantia de R$ 5,7 mil como resgate. O avô da criança disponibilizou o dinheiro e entregou ao homem. O valor foi recuperado.
Eder responderá pelos crimes de extorsão e falsa comunicação de crime. As penas somadas podem totalizar dez anos e seis meses de prisão.
A família afirma que esta é a segunda vez que ele encena um sequestro. Na primeira, ele fingiu ter sido levado e voltou para casa depois três dias.