A aposentada Terezinha Iesse da Silva, de 78 anos, conseguiu transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Garavelo, após seis dias de espera. Ela é usuária do Instituto de Assistência dos Servidores de Goiás (Ipasgo) e aguardava em uma semi-UTI improvisada no Hospital São Lucas.
O nome de Terezinha entrou na fila de UTI do Ipasgo às 17h55 do dia 9 de março, segundo o plano de saúde. Ela conseguiu a vaga por volta das 17 horas desta segunda-feira, 15 de março. Enquanto esperava pelo leito, a aposentada precisou ser entubada, que é a ventilação invasiva, em que um “tubo” é inserido na traquéia do paciente.
Terezinha chegou ao Hospital Garavelo na noite desta segunda. “Só dela estar assistida, com maquinário necessário para a manutenção da vida dela, para tentar curar dessa doença, a gente já está mais tranquilo. Sei que é outra luta, outra batalha, mas ela é muito forte. Creio que ela vai aguentar”, diz a neta de Terezinha, a funcionária pública, Patrícia Albuquerque, de 39 anos, que foi acompanhante da avó enquanto esperava pela vaga.
Em nota, o Ipasgo informou que às 17 horas desta segunda havia 71 pessoas diagnosticadas com Covid-19 aguardando na fila para internação pelo plano de assistência. “O órgão reforça que está em contato constante com a rede credenciada em busca de leitos. Mas, todas unidades de saúde privadas estão lotadas, portanto, as transferências acontecem conforme há liberação de vagas.O Ipasgo conta com a colaboração de todos goianos para evitar, ainda mais, a propagação do vírus”, informa trecho da nota.