Aos 70 anos, Lino Vieira da Silva realizou no Natal deste ano o sonho de uma vida. Por alguns momentos ele se sentiu um policial militar, a profissão que deveria ter seguido se não tivesse nascido numa família de poucos recursos financeiros e sem acesso à educação. Na última segunda-feira (25), o idoso, morador do Lar Bom Pastor, em Mineiros, no Sudoeste goiano, ganhou de presente a réplica de uma farda e o prazer de se sentar numa viatura e se sentir como um membro da corporação.
A idéia nasceu de Oscar Rodrigues, um ex-locutor e idealizador do Troféu Emas, figura muito conhecida no município há 428 quilômetros de Goiânia. Por conhecer Lino há anos, uma pessoa que perambulava pela cidade sempre recebendo ajuda, decidiu dar a ele o presente de Natal. Com o apoio do comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Valteir de Souza Silva, Lino foi surpreendido na manhã do dia 25 com uma viatura da PM diante do lar que o acolheu.
A equipe da PM de Mineiros, composta pelo subtenente Oliveira, pelo sargento Inácio e pelo cabo Manzatto, ajudou a presentear o idoso. Vestindo a réplica da farda que ganhou de Oscar, Lino percorreu algumas ruas de Mineiros dentro da viatura com a sirene ligada e se comunicou via rádio com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). "Eu não estava no abrigo, mas tomei conhecimento do que tinha acontecido pelas redes sociais. Rapidamente todo mundo estava comentando sobre a homenagem", contou ao POPULAR a diretora do Lar Bom Pastor, Claide Pedriel Gouvea Carvalho.
Segundo Claide, Lino vive há três anos no abrigo. Ele perdeu todos os membros da família e vivia sozinho passando necessidades. Com a interferência do Ministério Público, ele foi transferido para a instituição que integra a Paróquia de São Bento, mantida pelas Obras Sociais da Diocese de Jataí. Portador de reumatismo crônico, Lino fala e anda com dificuldades, mas nunca deixou de manifestar sua admiração pela Polícia Militar. "Sempre que ele encontra algum PM, nos cumprimenta fazendo continência", conta o comandante da 7ª CIPM.
"A Polícia Militar não atua só no combate à criminalidade, mas no social também. A partir do momento que podemos levar a felicidade a uma pessoa como o Lino, que é muito conhecido e querido na cidade, nos envolvemos com a comunidade. Isso faz com que ela se sinta valorizada, que acredite no trabalho da PM e que traga informações importantes", ressalta o o major Souza.
A 7ª CIPM tem sob sua responsabilidade diversos programas sociais como o Vizinhança Solidária, mas desde 2014 o pioneiro Venha Caminhar com a Polícia Militar, tornou-se referência. Com o apoio de parceiros da comunidade local, o programa consiste na prática de exercícios físicos duas vezes ao dia ao lado de membros da corporação.