Idosos e seus familiares pretendem passar a madrugada na porta da Área 1 da Puc Goiás, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, na esperança de serem os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (20) na modalidade drive-thru.
Isso porque muitos deles ficaram aguardando horas nesta segunda-feira (19) para serem imunizados em uma fila gigantesca que se formou no local e dava voltas por várias quadras da região, além dos anéis da Praça Universitária. A reportagem esteve na porta da universidade por volta de 19h e sete veículos já estavam estacionados em fila.
Vanda Gomes, de 62 anos, é a primeira. Ela chegou 11h e contou que assustou ao se deparar com a fileira de veículos.
“Foi triste, porque não tinha ninguém organizando as filas. A cada cruzamento vários carros passavam na nossa frente e não podia reclamar porque virava confusão. Chamamos a Secretaria Municipal de Mobilidade, a Polícia Militar para nos ajudar e não teve suporte algum. Quando enfim chegamos o portão já estava fechado e não tivemos informação alguma, nem quando fecharam os portões. Não deram nenhuma satisfação”.
Ela relatou que ela e alguns familiares já foram infectados pelo coronavírus, mas que as variantes têm a deixado aflita.
“Essa vacina representa tudo pra gente. Já tivemos Covid e só não perdemos a vida porque Deus segurou na mão da gente. A gente está aqui, se sujeitando a isso, porque estamos com medo. Estamos à mercê da doença, vendo todos os dias várias pessoas morrendo. E ter que ficar suportando esse descaso é muito triste. É uma falta de respeito”, disse emocionada.
A idosa ainda reclamou acintosamente da falta de organização e disse que espera por mudanças nos próximos dias.
“Fecharam outro ponto de vacinação e tumultuou tudo aqui na Puc. Quando abaixa a idade o número de pessoas para serem vacinadas é maior. E isso requer ainda mais controle e organização. Justamente o que não encontramos hoje. Ficamos várias horas dentro do carro, esperando, sem poder ir ao banheiro, sem comer, beber água direito, na fila e ninguém teve respeito com os idosos. Se deixarmos pra vir amanhã, vamos ficar sem vacina de novo”, afirmou.
Wendell de Carvalho, de 44 anos, pediu folga do emprego para poder acompanhar a mãe, de 68 anos, para tomar a segunda dose do imunizante, mas perdeu o dia e também decidiu ficar esperando na porta da área 1 da Puc.
“Entrei na fila que contornava o anel externo da Praça Universitária, passei pelo anel interno e quando estava chegando perto no portão, várias horas depois, descobri que ainda não estava nem perto do final da fila, porque ela continuava por quadras próximas da universidade. Ninguém avisou e acabamos perdendo o horário. Por volta de 17 horas é que vi o pessoal indo embora. Algumas enfermeiras depois nos disseram que amanhã terá mais vacina, então decidi ficar esperando para a minha mãe durante a noite”, disse.
Vacinação
Nesta segunda, os idosos a partir de 62 anos cujos nomes comecem com as iniciais de J a M estão sendo vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 na capital. Já as pessoas a partir de 68 anos, também com iniciais de J a M, estão recebendo a segunda dose do imunizante. Não é necessário agendar e a vacina aplicada é a CoronaVac.
Diante dos transtornos a Prefeitura de Goiânia informou abrirá mais sete postos para continuar vacinando os idosos nesta terça-feira (20). Amanhã será a vez de quem tem nomes iniciados com as letras de N a Z.
Porém, quem está dentro dos grupos e não conseguiu se vacinar pode se dirigir a um dos postos. É necessário levar comprovante de endereço e documentos com foto, além de comprovante da primeira dose para quem for tomar o reforço.
Os atendimentos serão em sete escolas municipais e sete unidades de saúde, todas somente para pedestres, além dos drives da PUC Goiás - Área I e Shopping Passeio das Águas. O atendimento aos profissionais da saúde, por sua vez, continua na modalidade pedestre do Shopping Cerrado e no Espaço Sinta-se Bem, da Unimed.
Postos de vacinação destinados a idosos nesta terça-feira (20/4):
Atendimento por drive thru - somente idosos
Shopping Passeio das Águas
Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.
Área I - PUC GOIÁS
Endereço: Rua 235, 722 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO
Atendimento pedestres - somente idosos
Escola Municipal Francisco Matias
Endereço: R. Carlos Gomes - Parque Anhanguera, Goiânia - GO
Escola Municipal Lions Clube Bandeirante
Endereço: Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá, Goiânia-GO
Escola Municipal Coronel José Viana
Endereço: Rua CM7 - St. Cândida de Morais, Goiânia - GO
Escola Municipal Santa Helena
Endereço: Av. Curitiba, 400 - Vila Paraíso, Goiânia
Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
Endereço: Av. Uruguaiana - Jardim Novo Mundo, Goiânia - GO
Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros
Endereço: Rua Caiapônia, 240 - Jardim Guanabara I, Goiânia
Escola Rotary Goiania Oeste
Endereço: Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19, Jardim América, Goiânia –Go
CSF Pq Santa Rita
Endereço: Rua SR 1, 290 - Parque Santa Rita
CSF Novo Planalto
Endereço: Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 Setor Novo Planalto
CSF Recanto das Minas Gerais
Endereço: Rua Siena, s/n - St. Recanto das Minas Gerais
CSF Ville D'France
Endereço: R. Píres Figueiredo, s/n - Res. Ville de France
CS Cidade Jardim
Endereço: Praça Abel Coimbra, 350 - Cidade Jardim
CSF São Francisco
Endereço: Av Das Palmeiras Qd 89 Lt 10 Bairro São Francisco
CSF Guanabara I
Endereço: Rua Porto Alegre Qd 13 Lt 1 Jardim Guanabara
Postos de vacinação destinados aos profissionais de saúde nesta terça-feira (20/4)
Somente na modalidade pedestre
Shopping Cerrado - Avenida Anhanguera, 10.790 - Setor Aeroviário, Goiânia - Go
Espaço Sinta-se Bem, da Unimed - Rua 15-A, 212 - Setor Aeroporto, Goiânia - Go