Geral

Incêndio na Chapada dos Veadeiros destruiu área equivalente a 11 mil campos de futebol

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Chamas foram extintas após 10 dias de combate

O incêndio que atingiu a região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, a 496 km de Goiânia, consumiu cerca de 87 km², segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO). As chamas começaram no dia 6 de outubro, foram controladas na última quinta-feira (13) e extintas neste domingo (16), depois de 10 dias, de acordo com a corporação.

Segundo o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva, que comandou a operação de combate ao incêndio florestal, a área atingida pelas chamas é equivalente a 11 mil campos de futebol. O militar também explica que o fogo começou na região do Morro do Ministro, que fica localizado dentro do parque, e se espalhou para outros dois locais, que finalizaram no domingo (16).

“No sábado (15), nós fizemos uma grande investida com o apoio dos brigadistas de Cavalcante. Com isso, a gente conseguiu combater todas as frentes que estavam se espalhando para a região norte. Esse era o foco maior que tinha mais ou menos 12km², mas conseguimos finalizá-la. Com isso, investimos nas menores e matamos todas ontem pela manhã”, afirmou.

Lucas afirmou ainda que foram feitos trabalhos de monitoramento por meio de imagens obtidas via satélite. “Na tarde deste domingo (16), os monitoramentos conseguiram verificar que o incêndio já havia sido finalizado”, disse. Por fim, ele agradeceu o apoio das equipes do parque, dos brigadistas e oito bombeiros especialistas em combate a incêndio florestal de Cavalcante. 

Situação de emergência ambiental

No dia 3 de agosto, o governador Ronaldo Caiado (UB) decretou situação de emergência ambiental em Goiás por 120 dias. A medida preventiva foi tomada para combater os incêndios florestais no estado e vale até 30 de novembro.

Enquanto o decreto de nº 10.126 estiver em vigor fica proibido, em todo o território estadual, o uso de fogo em vegetação, com exceção dos casos expressamente autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Divulgação/CBMGO
Incêndio consumiu cerca de 87 km², informou o Corpo de Bombeiros Militar
Divulgação/CBMGO
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI