O japonês da Federal saiu da prisão e agora usa tornozeleira eletrônica. Newton Ishii voltou ao trabalha na Polícia Federal (PF) e foi flagrado, na segunda (5) e terça-feira (6), fazendo escolta de presos da Lava Jato, como o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e pecuarista José Carlos Bumlai. O japonês ficou conhecido em todo o Brasil pelo trabalho de condução e escolta dos envolvidos na investigação do esquema de corrupção na Petrobras.
Newton foi condenado a 4 anos e 2 meses por facilitar a entrada de contrabando no país e monitorado. Recentemente, ele ganhou o direito de cumprir a pena no regime semiaberto harmonizado, que permite ao preso ficar livre durante o dia e em casa entre 23h e 5h durante a semana, e impede a saída aos fins de semana.
A PF havia divulgado que ele continuaria na Superintendência executando trabalhos internos, o que não impede a realização de trabalhos externos, segundo a própria corporação. Ao G1, A PF informou que, neste caso, o japonês substituiu um funcionário.