Mary Elizabeth Truss foi eleita nova primeira-ministra do Reino Unido pelos filiados do Partido Conservador nesta segunda-feira (5). A então ministra de Relações Exteriores e ministra da Mulher e Igualdade derrotou Rishi Sunak — o ex-ministro das Finanças, e seu único rival na última roda de votações. Ela sucede Boris Johnson que deixou o cargo em 10 de julho.
A posse será nesta terça-feira (6), onde o nome de Truss será anunciado pela rainha Elizabeth 2ª em evento tradicional da política britânica. No entanto, dessa vez a rainha passa o verão na Escócia, e não no Palácio de Buckingham, como é usual.
Quem é Liz Truss
Mary Elizabeth Truss, nascida em 26 de julho de 1975, atua como secretária de Relações Exteriores do Reino Unido e ministra da Mulher e Igualdade. Truss ultrapassou Penny Mordaunt na disputa pelo cargo na rodada do dia 20 de julho.
Durante sua campanha, Truss prometeu reduzir impostos e adotar uma “linha dura” com a União Europeia sobre o Brexit. Ela afirmou também que faria da Grã-Bretanha uma nação a ser aspirada por outras.
Integrante do gabinete de Boris Johnson, foi uma dos que não pediram demissão depois do escândalo envolvendo o primeiro-ministro interino. À época, ela disse ser “leal” ao governo.