Uma mãe denunciou a escola do filho de quatro anos após encontrar a criança ensanguentada e sem dois dentes. O caso aconteceu no Distrito Federal, na segunda-feira (27), e tem ganhado repercussão nas redes sociais. A suspeita é que um profissional da unidade tenha arrancado intencionalmente os dentes do menino.
A dona de casa, Cinthia Souza Santos de Almeida, compartilhou a história nas redes sociais. No relato, Cinthia conta ter chegado para buscar o menino por volta das 17h30. A criança estaria com a roupa e boca ensanguentadas. A mãe relata ainda ter percebido que o menino estava assustado e choroso. Em seguida, viu que ele também estava sem os dois dentes da frente.
Cinthia afirma que a escola não soube responder o que havia acontecido. A mulher compartilhou um vídeo nas redes sociais, no qual a criança afirma que o “tio da escola” teria arrancado os dentes com a mão no banheiro.
A dona de casa fez registro de boletim de ocorrência. A mulher contou à Polícia Civil que ouviu de uma funcionária que o filho foi localizado trancado no banheiro e só teria saído após muita conversa. Inicialmente, o menino teria se recusado a contar o que tinha acontecido. O professor também não soube responder.
A mãe afirmou, no boletim, que levou a criança a um dentista. O profissional garantiu ter sido uma extração intencional, uma vez que não há indícios de lesões ou traumas como pancadas.
A irmã do menino, que também estuda na mesma escola, de 5 anos, diz ter escutado os gritos da criança.
“Meu filho está traumatizado, falando dormindo, inquieto, agitado, agressivo. Mesmo com tanto amor e carinho, só o tempo, Deus e a psicologia para curá-lo ou amenizar essa dor. É suportável em mim, mas ele é muito pequeno”, escreveu em outra postagem nas redes sociais.
“O M. vai ser ouvido pela psicóloga da polícia hoje e IML. Já tirou o raio-x.. o dente foi ‘arrancado’ com a raiz! Foi um trauma. Passo mais detalhes amanhã. Obrigada a todos pelo carinho e atenção e por terem abraçado nossa causa”, afirmou em postagem nesta terça.
Resposta da escola
Ao Correio Braziliense, a diretora da unidade declarou que no dia havia uma festa na escola para os alunos. No fim de algumas atividades, o menino se escondeu no banheiro. Uma professora teria ido atrás da criança e, após insistência dela e de uma supervisora, mostrou que estava sem os dentes.
A escola acredita que o menino tenha se machucado no parquinho. Profissionais da unidade chegaram a procurar, mas não encontraram. O menino teria ainda apontado para um brinquedo, fazendo com a equipe concluísse que ele se machucou nele. A diretora diz realizar reuniões para entender o acontecimento.
A Secretaria de Educação afirmou, em nota, que a "Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, responsável pelo Centro de Educação Infantil nº 1, no Riacho Fundo I, irá se reunir com integrantes da equipe gestora da unidade educacional e familiar da criança, para apurar os fatos e verificar quais medidas deverão ser tomadas."