A rede de fast fashion sueca H&M se envolveu em uma polêmica neste domingo, 7, por causa de uma imagem em seu site. Internautas criticaram o anúncio de um moletom estampado com os dizeres 'macaco mais legal da selva', usado por um menino negro.
"Isso é nojento e degradante, colocar este garoto em um moletom que diz 'macaco mais legal da selva', sabendo do histórico das pessoas em associar negros com macacos. Quem aprovou isso?", disse uma internauta. "Isso é inapropriado, ofensivo e racista. Por que a criança branca é uma 'sobrevivente da selva' e a negra é o 'macaco mais legal'? Como vocês acham isso ok?", criticou outra.
"Não acho que a H&M seja racista. As pessoas estão falando que estão ofendidas quando não existe nada por que se ofender. É só a palavra macaco, não estava estereotipando o menino. É só um casaco. Parem de se ofender com tudo", disse um internauta, defendendo a empresa.
Em comunicado ao portal WWD, a H&M se desculpou pelo ocorrido: "Nossas sinceras desculpas por ter ofendido pessoas com essa imagem de um moletom estampado. Ela foi removida de todos os nossos canais online e o produto não estará à venda nos Estados Unidos."
.@hm this is inappropriate, offensive, and racist. Why is the white kid "a jungle survivor" and the black kid the "coolest monkey in the jungle"? How do you think this is okay? REMOVE this and the clothing piece. This is completely distasteful! #racist #hm https://t.co/uati7eI0Io pic.twitter.com/WSF9Wiksio
— Selene Arianela (@ArianelaSelene) 8 de janeiro de 2018
This is disgusting & degrading putting this little boy in a hoodie that says coolest monkey in the jungle! Knowing the history of people associating black people with monkeys! Who approved this? @hm @hm @hm pic.twitter.com/W4boZFx4Fs
— gaby💋 (@loveegaby_) 7 de janeiro de 2018