Geral

Moradores encontram objetos que indicam existência de antigo cemitério indígena em cidade goiana

Reprodução
Cerâmicas e dentes, supostamente humanos, encontrados no local

Moradores de Nova América, no Vale do São Patrício, a 230 quilômetros de Goiânia, encontraram objetos que indicam a existência de um antigo cemitério indígena. No local foram localizados, um vaso de barro, dentes, supostamente humanos e pedaços de cerâmica, que segundo a prefeitura, podem ter valor histórico. 

Os objetos foram encontrados na última segunda-feira (31), próximo a Terra Indígena Carretão. Ao ter conhecimento da descoberta, a prefeitura isolou o local e acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que deve enviar equipe ao local nesta sexta-feira (4). 

Em imagens feitas por populares e servidores da prefeitura é possível ver diversos dentes, que estavam dentro de uma espécie de vaso feito de argila. O Itens foram desenterrados. Mas a suspeita é de que existam outros artefatos semelhantes enterrados nas proximidades.

Indígena e vereador de Nova América, Cleiton Tapuia (Podemos), que os objetos tenham média 200 anos e que pertençam a antepassados que ocupavam a região. “Não são todas as culturas, mas quando os antepassados indígenas morriam, eles enterraram os restos do corpo da pessoa junto com objetos pessoais”, explicou.

O vereador ressalta que a descoberta pode ter um importante valor histórico para o estado. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI