A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia deu início nesta segunda-feira (29) à segunda edição do Mutirão Relâmpago Limpe Seu Nome. Até o dia 10 de dezembro, consumidores poderão obter até 100% de descontos em multas e juros, além do parcelamento das dívidas e remoção imediata do CPF que esteja no banco de dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
A expectativa é que mais de 15 mil consumidores participem dessa segunda rodada do Mutirão em 2021. Com relação às empresas, são aguardadas as inscrições de aproximadamente 500 estabelecimentos.
Assim como na primeira edição do evento – que aconteceu em outubro -, o Mutirão Relâmpago acontecerá principalmente no formato online. O cliente deverá acessar o site mutiraolimpeseunome.com.br para consultar as dívidas e os contatos das empresas com as quais está inadimplente. Em seguida, ele é direcionado para falar diretamente com as lojas por meio de WhatsApp ou telefone.
Um levantamento feito durante a última edição do mutirão mostrou que o valor médio da dívida de cada consumidor gira em torno de R$ 4.446,43 e a faixa etária de pessoas que mais possuem débitos é de 30 até 39 anos (36%), seguida por idades entre 19 e 29 (34%). Já na localização, levando em conta somente Goiânia, a maior parte dos acessos foi feita a partir dos bairros da região central, Jardim América e Jardim Novo Mundo.
Para o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, oferecer condições para renegociação de dívidas é bom para o comércio, mas, além disso, é uma questão social. “O nível de endividamento dos brasileiros subiu muito, agravado, principalmente, pela pandemia. Muitas famílias perderam empregos e estão com dificuldades para manter em dia despesas básicas. Quando isto ocorre, ele fica sem acesso ao crédito e muitas vezes sem condições de tocar a vida com dignidade. Uma entidade como a CDL precisa contribuir e criar condições para que os consumidores liquidem suas dívidas,” explica o dirigente.
As empresas interessadas em participar do Mutirão já podem acessar o site mutiraolimpeseunome.com.br/adesao/, preencher os dados cadastrais, e informar os canais que serão disponibilizados para atendimento ao consumidor. Em seguida, é preciso aceitar o termo de adesão.