Um vídeo publicado no Facebook tem recebido diversos compartilhamentos nas redes sociais nesta sexta-feira, 6. A publicação traz um debate realizado na Escola Estadual Diadema, em São Paulo, sobre a ocupação das escolas mantidas pelo governo do Estado pelos estudantes.
Um dos alunos, que tem por volta dos 12 anos, identificado Carlos Ramiro (Caca) fala sobre o ato dos estudantes, mas acaba fazendo uma grande defesa da necessidade de envolvimento de todos na cobrança por melhores condições do ensino público no Brasil.
“A ocupação foi uma coisa necessária. Os estudantes tiveram que fazer como último refúgio. A gente percebeu que infelizmente nós temos que cutucar a onça com vara curta para que algo seja feito. E se infelizmente essa for nossa única forma nós vamos usar isso”, explicou as ocupações das escolas públicas de São Paulo.
O adolescente ainda afirma que os estudantes devem continuar a buscar as manifestações.
“Espero que o governo entenda que não vamos desistir. Isso é uma forma de ataque pela educação. A nossa luta não para, se precisar ocupar nós vamos ocupar de novo, se precisar fazer o que for, nós vamos fazer, porque nossa luta é pela educação”, completa.
O vídeo tem quase 13 mil compartilhamentos e mais de 400 mil visualizações.
Alguns usuários da rede têm deixado mensagens de apoio aos estudantes, outros lamentam que crianças e adolescentes estejam envolvidos em manifestações por serviços públicos.
Em 2015, estudantes de São Paulo ocuparam as instituições de ensino mantidas pelo Estado para evitar o fechamento de diversas unidades. A medida havia sido anunciada pelo governo estadual como política de reestruturação. Neste ano, as escolas técnicas estão ocupadas em protesto contra a denúncia de fraudes na compra de merendas e corte de verbas.