Em Goiânia, os casos de dengue tiveram queda de 97,5%. As notificações passaram de 4.844 para 119, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, o número de casos de dengue em Goiânia caiu 20,06%. As notificações passaram de 70.946, em 2015, para 56.284.
Enquanto durante todo o ano anterior houve confirmação de 38 mortes, o maior número registrado desde 2003 na Capital, em 2016 foram notificados dois óbitos pela doença.
"As atividades de enfrentamento intensificadas desde o final do ano passado contribuíram para antecipar a curva de sazonalidade da doença", conta a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim.
Em 2016, as notificações de dengue apresentaram queda a partir do mês de abril, enquanto no ano anterior, de junho em diante. “Tem se observado uma redução precoce no número de casos”, destaca.
Segundo levantamento da Saúde de Goiânia, o atual Índice de Infestação Predial da Capital é de 0,2%. O número indica que de cada 100 casas visitadas menos de uma apresenta focos do mosquito Aedes.
O valor é o menor registrado desde 2004 no município. “As ações de combate ao mosquito impactam diretamente no índice e isso reflete na redução das notificações da doença”, explica Flúvia Amorim.
As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.