Prestes a completar 75 anos de idade, o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, renuncia ao cargo. Em virtude da aposentadoria compulsória, o religioso já anunciou sua saída antes mesmo da escolha de seu substituto.
“Estou pronto para sair amanhã mesmo. Não digo que tenha cumprido a missão, ninguém pode dizer ter cumprido totalmente a missão. Que Deus perdoe os meus pecados, que tudo que tenha sido feito de bem possa prosseguir, e que meu sucessor venha corrigir os meus erros”, declarou.
O arcebispo informou que já enviou, há cerca de 15 dias, a carta de renúncia que chegará ao Vaticano. “Agora, o núncio apostólico faz as consultas aos bispos do regional, arcebispos do Brasil, cardeais, depois o núncio faz uma leitura de tudo, forma uma opinião, e manda nomes para Roma, que serão estudados pelos cardeais que formam a congregação para os bispos e depois apresentarão ao papa. Isso pode durar alguns meses ainda”, completou o religioso.
O aniversário de Dom Washington é na nesta terça-feira (25), mas segundo ele, não se sente com 75 anos. “Me sinto como um menino lá de Itabuna, com aqueles 13 anos de idade quando entrei no seminário”. O arcebispo lembra ainda que sua vida religiosa já completa quase 50 anos, sendo 34 como bispo.
Sobre sua vida após a aposentadoria, Dom Washington diz que não pretende voltar à Bahia, seu estado natal. “Quero morar em Aparecida de Goiânia, na casa da diocese. Ajudar nas comunidades, celebrar missas e rezar muito”, finalizou.
Dom Washington teve sua nomeação episcopal em maio de 1987, em Salvador, na Bahia. Em maio de 2002 foi nomeado arcebispo de Goiânia, dando início ao ministério em 14 de julho do mesmo ano.