O Dia Mundial do Pinguim, comemorado nesta terça-feira (25), foi instituído como um alerta para as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo por todos os cantos.
A ave é o símbolo para essa conscientização, já que habitam as áreas mais afetadas com essa variação do clima, as regiões polares. Além da fofura e do jeito engraçado dos animais, separamos mais algumas curiosidades que você pode conferir agora:
Ovos: Os machos e as fêmeas revezam o cuidado com os ovos durante o processo de reprodução. Enquanto um procura alimentos, o outro vigia o ninho. Um ovo demora de 5 a 6 semanas para eclodir.
Banguelos: Essas aves não possuem dentes, pois no lugar deles, elas têm espinhas carnudas dentro dos bicos que empurram todo o peixe que eles comem pela garganta.
Disfarce: Os pinguins são aves que não conseguem voar. Em compensação, são excelentes nadadores e sua coloração atua como camuflagem durante a natação. A cor preta nas costas é difícil de ver de cima, enquanto o branco na parte da frente parece com o sol refletindo na superfície da água quando visto de baixo.
Preparados: Possuem uma plumagem lisa, densa e gordurosa, para que o seu corpo fique impermeável. Sob a pele, esses animais possuem uma grossa camada de gordura que serve como isolante térmico, impedindo que o animal perca calor para o ambiente.
Mergulho: 564 metros foi o mergulho mais profundo já realizado por um pinguim e registrado por um humano.
Resistência: O pinguim-gentoo pode chegar a incríveis 32 quilômetros por hora, enquanto o pinguim-imperador é capaz de ficar até 20 minutos embaixo da água de uma vez.
Tamanho: O mais alto dentre as espécies, é o pinguim-imperador, que alcança um pouco mais de um metro de altura. Com quase 41 centímetros, os pinguins-azuk são a espécie em que as aves são as mais baixas.
Idade: A idade média de um pinguim varia entre 30 e 35 anos.
Uma última característica interessante dessas aves é a sua Fidelidade. As espécies de gentoo, saltador-de-rocha e pinguim-de-barbicha são completamente monogâmicos por toda a vida. Os pinguins-de-adélia conseguem até encontrar seus companheiros assim que chegam à colônia em cada temporada. Para isso, eles desenvolvem um atrativo especial para chamar a atenção na multidão.