A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia confirmou na capital a presença da variante delta do coronavírus, também conhecida como a cepa indiana.
Para o órgão, após investigar o caso, a variante já circula na capital. “O fato reforça a necessidade de manter as medidas de segurança e atendimento às campanhas de vacinação”, afirma a SMS por meio de nota.
A descoberta foi possível após sequenciamento genético feito em parceria com equipe de pesquisadores de um projeto que mapeia as variantes em Goiás.
A cepa foi identificada em uma paciente de 18 anos, residente em Goiânia, que integra um grupo de 62 pessoas que tiveram amostras coletadas para a pesquisa.
A jovem teve sintomas leves de Covid-19, sem necessidade de internação e teria contraído essa variante por meio de transmissão comunitária, quando ocorre dentro da cidade. De acordo com a secretaria, ela relatou não ter viajado nem ter tido contato com pessoas de outros Estados ou países.
Em vídeo divulgado pela assessoria o titular da pasta, Durval Pedroso, pede à população que colabore com os cuidados preventivos. “Nossa responsabilidade através da vacinação e de vigilância está sendo feita. Chamamos o cidadão para sua responsabilidade para consigo e com os outros”, disse.