Geral

Novos alunos terão até dia 14 para solicitar vaga na rede municipal de Aparecida

Diomício Gomes
Alunos da Escola Municipal José Carlos Pimenta mostram livros que compraram com campanha iniciada por professor de Línguas Portuguesa e Inglesa

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia inicia nesta quarta-feira (04), o período de matrículas para alunos novatos. Para esclarecer os pais sobre o procedimento, e informar como foi o andamento do primeiro dia de matrículas, a superintendente pedagógica da SME, Selma Soares, concederá entrevista coletiva, às 16 horas, no auditório da secretaria, no Setor Araguaia.
 
A matrícula para as crianças que ainda não estudam na rede municipal poderá ser feita por telefone ou pela internet, até o dia 14 de janeiro, entre 8h e 21h. A ligação deve ser feita pelo telefone 0800 607 0040, e é gratuita. Já quem optar pela internet deve entrar no site da prefeitura, www.aparecida.go.gov.br, e acessar o link “Matrícula Online”. O sistema é simples e avança à medida que os dados da criança forem preenchidos.
 
Ao todo, 13.547 novas vagas serão disponibilizadas pela rede municipal de ensino, hoje composta por 88 unidades – 59 escolas e 29 Cmeis. Deste total, 10.879 são destinadas ao Ensino Fundamental e 2.668 à Educação Infantil. Após o período estipulado p2ara a inscrição, os pais ou responsáveis deverão efetivar a matrícula dos filhos diretamente na unidade escolar escolhida.
 
A SME reforça ainda que é importante ter em mãos os dados da criança que será matriculada para agilizar o atendimento. São necessários certidão de nascimento com nome completo da mãe e data exata de nascimento da criança, endereço completo e número do cartão Bolsa Família, caso a família seja beneficiária do programa.
 
O sistema de matrícula é totalmente informatizado e encaminhará o aluno para a unidade mais próxima de sua casa. A unidade, no entanto, pode ser alterada pelo responsável, caso a unidade de preferência ainda possua vagas.
 
VETERANOS

Os alunos que já estudam na rede, e não desejam mudar de unidade, tiveram a matrícula realizada automaticamente, ao final do ano letivo de 2016. Quem solicitou transferência de unidade, no entanto, também deverá acessar o sistema online ou de teleatendimento para fazer uma nova solicitação de vaga. Para isso, o responsável deve ter em mãos, além dos dados já mencionados, o documento de encaminhamento emitido pela unidade antiga do aluno.
 
Tanto novatos quanto veteranos que realizarem a transferência terão até o dia 20 de janeiro para confirmar a matrícula diretamente na unidade escolar escolhida. Caso contrário, a vaga do aluno que não efetuou a confirmação voltará para o sistema, para atender outra criança.
 
É importante lembrar que, após o dia 14 de janeiro, a solicitação de vagas não poderá mais ser realizada por telefone, apenas pelo site. O pedido pode ser feito ao longo de todo o ano. No caso do Ensino Fundamental, o encaminhamento é imediato, já que atualmente as vagas são superiores à demanda. Para os Cmeis, que atendem crianças de zero a cinco anos, o encaminhamento é gradativo, à medida que surgirem vagas, seguindo a ordem de inscrição das crianças no cadastro de reservas e a faixa etária.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI