Usuários do WhatsApp foram surpreendidos hoje com uma pequena mensagem amarela sobre criptografia. O que isso realmente significa?
Não se preocupe: isso não significa que hackers estão vigiando seu telefone. Na verdade, é o oposto. O WhatsApp acabou de adicionar uma 'criptografia de ponta-a-ponta' em todos os seus serviços, incluindo chamadas de voz e chats em grupo. Isso vale para todos os sistemas operacionais de celulares.
Na prática, isso significa que se tornou muito mais difícil que alguém tenha acesso aos seus dados pessoais como mensagens, fotos, vídeos e conversas em grupo, a menos que se tenha pleno acesso ao seu telefone.
Nem mesmo o próprio WhatsApp pode ler as suas mensagens: somente a pessoa que você envia a mensagem.
Em um comunicado divulgado para a imprensa o WhatsApp diz: "De agora em diante, quando você e seus contatos usarem a versão mais recente do aplicativo, cada chamada que você faz, cada mensagem, chamadas, fotos, vídeos e áudios está criptografado de ponta-a-ponta.
"A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que pode ler é a pessoa ou grupo de chat que você envia essa mensagem. Ninguém pode ver o conteúdo dessa mensagem. Nem os cibercriminosos, nem hackers, regimes opressivos. Nem mesmo nós."
Anteriormente, mensagens de texto já eram criptografados mas alguns outros serviços como chamadas não eram.