Geral

Oito municípios integram nova região turística de Goiás; confira atrativos

André Dib / Divulgação Goiás Turismo
Salto do Itiquira, em Formosa

Goiás esconde inúmeras belezas e destinos de tirar o fôlego, sendo uma ótima opção de ecoturismo. E agora, o estado ganhou uma nova região turística: Encantos do Planalto Central. 

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) anunciou, na última sexta-feira (8), a criação da região turística: Encantos do Planalto Central. A 12ª região no Mapa do Turismo reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina. 

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a iniciativa traz uma nova imagem para a chamada “região do Entorno”, sendo uma oportunidade de divulgar as belezas e o que esses municípios têm de melhor.  

Com a criação da Região Encantos do Planalto Central, Goiás passa a contar com 12 regiões turísticas. Dessa forma, o Mapa do Turismo de Goiás será composto pelas regiões: Chapada dos Veadeiros; Chapada das Emas; Estrada de Ferro; Águas Quentes; Lagos do Paranaíba; Negócios e Tradições; Pegadas no Cerrado, Vale da Serra da Mesa; Vale do Araguaia; Terra Ronca (antiga Águas e Cavernas do Cerrado); do Ouro (antiga Ouro e Cristais) e Encantos do Planalto Central. 

Encantos do Planalto Central 
A região abriga diversos atrativos naturais e culturais (confira a lista abaixo) 

Abadiânia
O centenário Santuário de Nossa Senhora de Abadia e São Roque, guarda uma arquitetura do século XVIII e XVIX e uma igreja que chama à atenção pela sua construção, atraindo milhares de devotos no mês de agosto. 

Alexânia
A capital do artesanato goiano, em Olhos D’Água, vilarejo que é distrito de Alexânia, é destaque pela cultura do artesanato, música, teatro de mamulengos, gastronomia e pelo povo simples e acolhedor. 

O alambique Cambéba, onde é produzida a Cachaça Cambéba Orgânica, permite aos turistas visitarem a destilaria, onde podem tirar fotos e entender o processo de produção.  

Cristalina
A Pedra Chapéu do Sol que é um enorme bloco de granito que pesa mais de 100 toneladas e está equilibrada há milhões de anos em uma base de inexplicáveis 40 centímetros de diâmetro; o maior domo de Cristal Lemuriano do planeta que é conhecido como um agente de cura metafísico; a Lagoa dos Cristais. 

Formosa
O Salto do Itiquira que é a maior cachoeira acessível do país com seus 168 metros e que está situado no Parque Municipal do Itiquira; conhecida como “Berço das Águas”, por possuir em seu território importantes nascentes de bacias hidrográficas: Bacias do Amazonas, Bacia do Prata e Bacia do São Francisco. 

As rampas de voo livre (parapente e asa delta) são consideradas por muitos, as melhores térmicas do país, recebendo o título de “Havaí do Voo Livre”. 

Luziânia
A maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV, o maior clube de pesca esportiva do país e a única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek. 

Merecem destaque as Cavalhadas e as festas do Divino, do Peão de Boiadeiro e do Doce de Marmelo - a marmelada de Luziânia é famosa em todo o Centro-Oeste. 

Novo Gama
A cachoeira dos Segredos possui cerca de 100 metros de queda em meio a um lindo cânion com paredão de pedra repleto de verde. 

Padre Bernardo
Ecoturismo e Hotéis Fazenda.

Planaltina
A Lagoa Formosa, formadora do Rio Maranhão, com seus vários clubes, balneários e hotéis, que atraem visitantes das cidades da região.  

A Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã, entre Planaltina e Formosa que é considerada por praticantes do esporte como a melhor rampa de voo livre do país. 

A Igrejinha da Nova Goa, construída por portugueses expulsos de Goa, na Índia. Eles pretendiam fundar ao redor da praça paroquial uma cidade para 5 mil habitantes, mas desistiram e voltaram para a Europa. E a igrejinha se perdeu no meio das árvores retorcidas de cerrado. 

A Gruta dos Milagres, na área rural de Planaltina, guarda um tesouro, arte rupestre de 11 mil anos, segundo um estudo de uma arqueóloga na década de 1970. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI