O outono começou na madrugada desta sexta-feira (20). Previsões de meteorologistas mostram que o Centro-Oeste terá chuvas dentro da normalidade, só que o calor pode aumentar nos próximos meses.
“É fato que o espaçamento da chuva permanecerá grande no centro do Brasil, assim como já foi observado em março. Mas não há motivos para ausência total de precipitação no próximo mês, o que vai ajudar o milho segunda safra”, diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.
Entre 10 e 15 de abril, uma frente fria será capaz de avançar pelo Brasil quebrando o bloqueio atmosférico, trazendo chuva e queda da temperatura ao Centro-Oeste. Com o passar da segunda quinzena de abril, a chuva enfraquece gradativamente.
Frio
Para maio, com o avanço de frentes frias chuvosas e acompanhadas de massas de ar cada vez mais frias, há previsão de precipitação entre a média e acima da média na região.
A temperatura vai diminuir em maio e ficar abaixo da média desde o sul de Mato Grosso e de Goiás. As primeiras ondas de frio com potencial para geadas deverão aparecer a partir de maio, especialmente na segunda quinzena do mês.
Fim de semana
O tempo vai seguir instável neste fim de semana e a chuva ganha força sobre parte da Região no domingo.
A previsão em Goiás para o sábado (21) é de chuva a qualquer momento do dia, intercalada com períodos de sol. No domingo (22), a previsão de chuva continua, com risco de temporal forte e volumoso em Goiânia. As informações são do ClimaTempo e Somar.