Geral

Pacientes têm direito a ligações por vídeo durante internações em Goiás, aprova Alego

Marcello Dantas
Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou o projeto de Lei nº 178, que estabelece que pacientes internados no Estado tenham direito a receber visitas virtuais. De autoria do deputado estadual Eduardo Prado (DC), o projeto prevê que as unidades devem autorizar o porte de equipamentos para realização de videochamadas.

No texto aprovado pelos parlamentares, fica estabelecido que a visita virtual é um direito do paciente independente do tipo de unidade de internação, na rede pública e privada.  “A determinação da pessoa com quem será realizada é de livre escolha do paciente, não podendo a unidade de saúde limitar o grau de parentesco”, prevê um dos artigos.

A modalidade já vem sendo rotina em algumas unidades de saúde, com aumento durante a pandemia de Covid-19, quando pacientes acometidos pela doença ficam impossibilitados de receber visitas presenciais.

Agora, pela lei, a videochamada deverá ser solicitada com antecedência e terá duração e regularidade estipuladas pelo hospital. Em caso do paciente não possuir os equipamentos necessários, o texto prevê que a unidade poderá emprestar os eletrônicos ao internado. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI