A cozinheira Palmirinha Onofre, de 86 anos, revelou que foi vítima de violência doméstica durante 20 anos e, emocionada, contou detalhes de como foi quando decidiu passar a viver sozinha. O desabafo foi feito em entrevista a revista Veja.
Vovó Palmirinha disse que apanhava constantemente do marido e ainda precisava aguentar agressões psicológicas. "Me batia, sim. Eu estava sempre com o olho inchado, machucada, com roxos pelo corpo", relembrou.
Ela contou que decidiu estudar e a decisão deixava o marido desconfiado. “Naquela época, tinha o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), e eu me matriculei para tentar terminar os estudos. Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Quando eu chegava em casa, ele achava que eu estava em outro lugar e era aquele auê", explicou.
A cozinheira escondia toda a situação das filhas e só teve coragem de abandonar o agressor quando as duas casaram.
Mesmo assim, quando passou a viver sozinha, vovó Palmeirinha sofreu. "Eu me sentia muito sozinha, sentia falta das minhas filhas. Sentava no sofá e não tinha vontade nem de comer de tanta saudade. Chorava sozinha. Não tinha ninguém que ficasse comigo. Nunca tive amigas", disse emocionada.
Após a separação, Palmirinha passou a vender doces e salgados para se sustentar e foi convidada para ensinar receitas em programas de televisão. Nos anos 90, a cozinheira fez participações no Programa Silvia Poppovic e Ana Maria Braga.
“Eu chamava a Ana de Aninha. Ela disse que, por isso, ia me chamar de Palmirinha. E ficou”, explicou o motivo do seu apelido.
Sempre chamando suas telespectadoras de "amiguinhas", ela viu suas receitas repercutirem e ganhou fama. “Nunca esperei virar estrela e não me acho famosa até hoje", afirmou.
Sozinha, Palmirinha comandou duas atrações solo: o TV Culinária, de 1997 a 2010 na Gazeta, e o Programa da Palmirinha, de 2012 a 2015, no canal pago Bem Simples, do grupo Fox.