Geral

Passagem no Residencial Vale do Araguaia, em Goiânia, fica pronta

Diomício Gomes / O Popular
Expectativa de Alves é que os moradores da região Leste que transitam pela via tenham um período chuvoso mais tranquilo no final deste ano e início de 2023

Na manhã deste sábado (5), a Prefeitura de Goiânia entregará a requalificação da Avenida Acary Passos, no Residencial Vale do Araguaia. A ponte que existia no local cedeu no início deste ano e foi substituída por um bueiro celular. As obras começaram em abril. Ao todo, foi gasto em torno de R$ 1 milhão com a intervenção. A entrega será feita pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Alves.

A ponte da Acary Passos, que ficava sobre o Córrego Água Branca, cedeu depois de fortes chuvas registradas em fevereiro deste ano. A construção foi interditada, o que causou uma série de transtornos para os moradores da região, que se arriscavam a passar pelo local do mesmo jeito, como mostrou reportagem do DAQUI publicada no dia 16 de março. No início de abril, foi informado pela Prefeitura que a obra iria durar 90 dias. Entretanto, em setembro, o prazo foi estendido para o final de outubro.

A expectativa de Alves é que os moradores da região Leste que transitam pela via tenham um período chuvoso mais tranquilo no final deste ano e início de 2023. “A nossa equipe de engenharia garantiu que o bueiro deve dar conta do volume de água que irá receber. Também fizemos serviços como, por exemplo, bolsões antes do bueiro para segurar um pouco do volume de água que chega ali e reforçamos a margem do córrego. Mesmo assim, não deixaremos de monitorar a região durante o período chuvoso”, explica o secretário.

Intervenção

O primeiro passo da intervenção foi a demolição da ponte. Depois, foi necessário fazer uma escavação, regularização do solo e colocação das peças de concreto. Posteriormente, foi feito o enrocamento da margem do Água Branca, que consiste na acomodação de pedras nas margens do curso d’água para evitar erosões que possam afetar a estrutura construída. Por fim, houve a pavimentação e sinalização da Acary Passos.

Foram utilizadas 21 peças de concreto para fazer o bueiro celular. Todo o material, maquinário e pessoal necessários para a obra foram da própria Seinfra. Além disso, também foram promovidos os serviços de manutenção e recuperação de bocas de lobo ao longo da Acary Passos e serviços de pintura e sinalização de trânsito ao longo da via, estes, realizados pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).

Avenida das Pirâmides

Além da requalificação da Acary Passos, a ponte da Avenida das Pirâmides, no Jardim Califórnia II, também passou por obras. As duas vias ficam próximas e a ponte da Avenida das Pirâmides foi afetada pelas fortes chuvas do início de 2022, quando já estava interditada há mais de um ano. “Fizemos as intervenções necessárias para que a água do córrego que passa pela Acary Passos chegue até a Avenida das Pirâmides com um volume mais controlado”, esclarece o titular da Seinfra.

Reportagem do DAQUI, publicada no dia 27 de outubro, mostrou que essas foram as únicas das dez pontes de Goiânia que, em 2019, foram consideradas com os maiores graus de deterioração da capital por uma vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), que tiveram encaminhamento para solucionar os problemas. Na ocasião, a Seinfra afirmou que os outros locais estão sendo estudados para a elaboração de um plano de intervenções.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI